ceia-natal
Para manter uma dieta é preciso uma boa parcela de disciplina e foco em seu objetivo, quando se trata de manter a dieta durante as festas de final de ano isto se torna ainda mais difícil. Esta época do ano é marcada por mesas fartas (com alimentos gordurosos e supercalóricos), a tentação é realmente grande pois cada um destes alimentos é uma delícia, isto sem contar que sempre há alguém lhe oferecendo mais um pouquinho de alguma coisa.

Outro fator preocupante das festas de final de ano para sua dieta é que coincide justamente com o verão, época famosa polo “projeto verão” em que muitas pessoas fazem dietas mais radicais para poder aproveitar uma boa praia sem se preocupar com gordurinhas aparecendo. Tenha em mente que não tomar certos cuidados nesta época do ano pode prejudicar sua dieta e colocar por água abaixo seu projeto verão!

A boa notícia é que não precisará abrir mão de sua ceia, poderá comemorar seu natal com tranquilidade, basta seguir estas dicas ANTES das festas de final de ano. Seguindo estas dicas passará pelas festas sem abalar sua dieta, assim já entrando no ano novo a 100% com sua dieta para conquistar seus objetivos!

10 Dicas para Salvar sua Dieta no Final do Ano!

Seguindo estas dicas já alguns dias antes das festas estará evitando diversos riscos que esta época de festividades traz para a sua dieta. Claro que nem todas as pessoas irão de fato seguir todas as dicas, mas quanto mais dicas conseguir seguir certamente melhores serão seus resultados após as festas.


1 – Cuidado com as bebidas: nesta época as bebidas “refrescantes” costumam ser uma grande tentação, evite bebidas como refrigerantes, cervejas, sucos, caipirinhas. Estas bebidas possuem calorias que poderão fazer a diferença, para matar a sede use água.

2 – Cuidado com os excessos: os alimentos desta época do ano tendem a ser extremos, doces MUITO doces e salgados com mais sal do que o habitual, portanto cuidado com todos os alimentos pois ambos os casos podem atrapalhar sua dieta.

3 – Cuidado com farelos brancos: pães, biscoitos e massas também são abundantes nesta época, evite os que sejam feitos com farinhas brancas. Sempre opte por produtos integrais, desta forma estará ingerindo carboidratos de melhor qualidade.

4 – Cuidado com petiscos: quando a ceia é feita em casa geralmente há uma maior quantidade de petiscos e guloseimas de um modo geral. Uma boa solução para isso é optar por fazer a ceia em um restaurante (geralmente possuem um cardápio com menos petiscos), caso vá fazer em casa aposte em frutas à mesa.

5 – Não vá faminta para a ceia: já sabendo que os alimentos típicos destas festividades são extremamente calóricos e gordurosos uma boa alternativa é comer um iogurte ou fruta antes da ceia, desta forma estará com menos fome.

6 – Alimentação saudável antes: manter uma alimentação realmente saudável semanas antes das festas lhe permite um docinho ou uma porção extra de algum prato que goste muito sem afetar sua dieta.

7 – Atividade física: é importante para quem está fazendo dieta, uma boa atividade física além de ajudar a queimar calorias também ajuda a manter seu metabolismo acelerado, com isto terá maior facilidade para queimar as calorias extras das festas.

8 – Evite o chocolate: nesta época o ideal é evitar o chocolate, mas caso realmente queira opte por chocolates ricos em cacau (mais de 50%).


9 – Cuidado com o Panetone: panetones são abundantes nesta época e uma verdadeira tentação, porém realmente engordam MUITO. Caso não consiga os evitar prefira consumir sua versão light com moderação.

10 – Não perca o foco na viajem: muitas pessoas optam por viajar nesta época do ano, isto ajuda a evitar um pouco as tentações à mesa, porém não abandone sua dieta e muito menos suas atividades físicas.

Vale lembrar que estas mesmas dicas podem ser utilizadas em todas as épocas festivas do ano e não apenas no natal, assim garantindo o sucesso de sua dieta em qualquer época do ano!