erros-na-dieta
Geralmente quem deseja emagrecer quer que isso aconteça o mais rápido possível, este é justamente o fator que leva diversas pessoas a cometerem erros em sua dieta que acabam fazendo com que a dieta tenha uma eficiência muito menor ou até mesmo que não tenha efeito algum. O que torna estes erros mais frequentes e difíceis de se notar é o fato de que quem os comete acredita que está “melhorando” sua dieta.

Outro ponto importante a observar nestes erros frequentes é que mesmo nos casos em que não atrapalha de forma direta sua dieta pode acabar atrapalhando de forma indireta por prejudicar sua nutrição. Uma vez que sua nutrição esteja sendo prejudicada não poderá manter sua dieta por muito tempo, o que acaba reduzindo a eficácia da dieta para emagrecer (e manter o peso conquistado).

Existem muito mais de 10 erros que podem ser cometidos durante uma dieta, porém a maioria destes erros são pouco frequentes, em contrapartida estes 10 pontos que verá a seguir são bastante frequentes, em alguns casos são até mesmo cometidos em conjunto na mesma dieta. É importante que preste certa atenção a cada um dos erros, afinal talvez esteja os cometendo com pequenas mudanças, avalie cada um dos tópicos e se certifique de que não os está cometendo em sua dieta.

10 Coisas a NÃO Fazer Durante sua Dieta!

Poderá ver a seguir as dicas sendo colocadas uma após a outra, porém é importante que saiba que isto não representa de forma alguma que uma seja menos prejudicial que outra, nem mesmo que seja menos frequente. O que pode tornar cada uma destas dicas mais prejudiciais se feitas durante a dieta depende de diversos fatores como seus hábitos alimentares e a existência ou não de uma rotina de exercícios.


Pular refeições: com base no conceito de que ao reduzir a quantidade de calorias é possível emagrecer algumas pessoas pulam refeições durante a dieta, fazer isto é um erro. Mesmo mantendo uma dieta de baixas calorias de baixas calorias é importante que faça suas refeições com poucas calorias mas sempre a cada 3 horas.

Não hidratar o corpo adequadamente: durante (e fora também) uma dieta é importante consumir bastante água, mesmo que seu objetivo seja eliminar líquidos retidos é importante consumir água. Seu corpo necessita cerca de 2,5 litros de bebidas não alcoólicas e não açucaradas por dia para estar devidamente hidratado.

Abusar de alimentos light: este tipo de alimento realmente oferece uma quantidade menor de açúcar, calorias e gordura, o que faz deste tipo de alimento realmente uma boa opção para sua dieta, porém não se deve abusar. Seu corpo necessita de pequenas quantidades de açúcares, algumas gorduras e calorias, abusar deste tipo de alimento pode tornar sua dieta perigosa.

Comer poucos legumes: fazer uma dieta não quer necessariamente dizer que terá que comer pouco, legumes devem ser abundantes em sua dieta. Além de possuírem baixas quantidades de calorias ainda são ricas fontes de fibras (muito importantes para a saúde).

Não fazer lanches entre as refeições: assim como não deve pular as principais refeições também não deve pular os lanches. Alimentos como iogurtes, frutas de barras de cereais são excelentes para estes lanches.

Comer rápido demais: um dos segredos para atingir a saciedade com poucos alimentos é se concentrar em sua refeição, mastigue bem os alimentos, não faça suas refeições assistindo Tv ou falando ao telefone.

Fazer um café da manhã muito pobre: um café da manhã excessivamente restritivo irá diminuir a quantidade de açúcar no sangue (já baixa pelo período noturno sem alimentação), isto resultará em um almoço com mais fome (prato mais farto ou continuar com fome o dia todo).

Excesso de proibições: quanto mais alimentos proibidos sua dieta possuir mais difícil será se manter na dieta. Tenha ao menos 1 dia livre em sua dieta no qual poderá comer o que desejar em porções moderadas, desta forma será mais fácil se manter na dieta.

Consumir bebidas alcoólicas: bebidas alcoólicas devem ser evitadas, ou no máximo uma cervejinha nos finais de semana.


Excesso de sal: mesmo não sendo calórico o sal atrapalha sua dieta, isto tanto por ajudar a reter líquidos como também por trazer riscos cardiovasculares e de hipertensão.

Agora já conhece os 10 principais erros cometidos durante dietas, basta os evitar em sua dieta e certamente terá melhores resultados e mais saúde!