dieta-facil
Fazer uma dieta não é fácil, porém para quem está acima do peso é algo necessário não apenas por uma questão de estética e autoestima, mas principalmente por sua saúde. Quem inicia uma dieta geralmente está saindo de hábitos alimentares não adequados e também completamente desregrados, que é justamente o que ocasionou o sobrepeso, sair deste padrão alimentar e adotar uma dieta envolve certa dificuldade, mas aqui poderá conferir 10 dicas de como facilitar sua dieta.

Antes mesmo de iniciar sua dieta é importante que tome a decisão de emagrecer, esta decisão deve ser um compromisso com você mesma e não com outras pessoas, deve emagrecer porque assim o deseja e não porque te disseram que deve fazer isso. Tomando esta decisão desta maneira já terá dado o primeiro e mais importante passo para o sucesso de sua dieta, afinal agora tem um compromisso com você mesma!

Estas dicas de como deixar sua dieta mais fácil são possíveis de serem aplicadas a qualquer dieta que esteja fazendo, basta a adequar ao cardápio e rotina da dieta escolhida. Vale lembrar que nem sempre escolher uma dieta completamente radical é a melhor opção, em muitos casos (na maioria) é preferível uma dieta mais amena mas que seja feita da forma correta.

10 Passos para Deixar sua Dieta Mais Fácil!

Existem diversos pequenos detalhes que podem acabar dificultando muito sua dieta, estas dicas são para que tenha facilidade ao contornar estes obstáculos, desta forma tornando sua dieta mais simples e agradável de ser mantida. Dependendo de sua rotina talvez algumas destas dicas não se apliquem, mas no geral certamente irão te ajudar.


1 – Conheça bem sua dieta: saber exatamente o que pode ou não ser ingerido facilita para que mantenha a dieta mesmo quando vai à restaurantes, afinal mesmo que não tenha os pratos exatos de seu cardápio da dieta saberá quais são as substituições que podem ser feitas.

2 – Esqueça as guloseimas: as guloseimas colocam muitas dietas a perder, mas onde muitas pessoas erram é em simplesmente tentar eliminar as guloseimas sem as substituir por algo saudável. Tente aos poucos ir se habituando a substituir guloseimas por frutas, barras de cereais light, etc.

3 – Tenha a compra do mês a seu favor: é muito mais difícil manter a dieta se sua casa é repleta de alimentos que não deve consumir, portanto passe a fazer compras para o mês e já considerando sua dieta, assim não terá “tentações” a sua frente todo instante.

4 – Não faça de um deslize uma desistência: é natural que nas primeiras semanas de sua dieta acabe tendo alguns pequenos deslizes, o importante é não fazer disto uma desculpa para adiar ou mesmo cancelar sua dieta.

5 – Não fuja de restaurantes: passar a não frequentar restaurantes por causa da dieta não irá ajudar, muito pelo contrário, acabará prejudicando sua vida social. O importante é saber escolher os restaurantes e principalmente o que irá comer, não é porque está em um restaurante que irá comer algo fora de sua dieta.

6 – Organização vai te ajudar: é evidente que em sua casa terá acesso a alimentos mais calóricos, principalmente se morar com outras pessoas, mas é possível organizar a geladeira e a despensa de forma que estes alimentos não fiquem tão a sua vista. Quanto menos ver estes alimentos menos lembrará deles, sendo assim as chances de ficar com vontade serão muito menores.

7 – Você está de dieta, seus amigos não: um erro frequente de quem está começando uma dieta é tentar conquistar a ajuda dos amigos (talvez até convencer alguns a fazer a dieta também). Esta é a pior alternativa, não tente ficar explicando sua dieta, você está de dieta as outras pessoas não, portanto não espere que seus amigos entendam e nem mesmo ajudem, você precisa se manter na dieta sem ninguém te vigiando.

8 – Mais informações representam menos problemas: quanto mais conhecer sobre nutrição mais fácil será manter sua dieta e até mesmo elaborar seus próprios cardápios, com isto a dieta ficará mais fácil e saborosa.


9 – Tenha metas fáceis: mesmo que deseje perder 20 Kg é mais simples conquistar metas menores como por exemplo perder 1 Kg, desta forma mantenha o foco em perder 1 Kg, mas faça isso 20 vezes e ao final terá perdido os mesmos 20 Kg iniciais!

10 – Mude sua rotina: o que mais atrapalha para se manter uma dieta são os maus hábitos do dia a dia, se deseja ter novos hábitos alimentares é muito importante que mude sua rotina. Por exemplo, se tem o costume de comer guloseimas enquanto assiste Tv, que tal mudar a atividade? Leia um livro, saia para passear, vá fazer uma caminhada, etc., assim ficará mais fácil mudar o hábito.