pilates
As aulas de Pilates são grandes sucessos nas academias, além de serem divertidas também se mostram extremamente eficientes, são capazes de queimar boas quantidades de calorias por aula e ainda tonificam os músculos. Para quem apenas olha de fora uma aula de Pilates pode não parecer algo que exija tanto esforço, porém ao fazer uma aula já poderá comprovar de que realmente é um tipo de exercício muito eficiente.

Esta modalidade foi criada a princípio por Joseph Huberts Pilates visando benefícios diversos, entre eles vale citar:

  • Tonifica os músculos
  • Auxilia no controle respiratório
  • Ajuda a aliviar dores crônicas
  • Reduz stress
  • Aumento de força muscular

Com o passar do tempo além do Pilates tradicional passaram a surgir nas academias diversas variações para as aulas de Pilates, cada uma com seus pontos fortes visando trabalhar determinados aspectos de forma mais intensa. Veja a seguir 12 variações de Pilates e escolha a sua! Assista também as vídeo aulas que estão no artigo “Acabe com a flacidez fazendo Pilates“.

12 Diferentes Tipos de Pilates para Entrar em Forma!

Agora poderá conhecer 12 tipos de Pilates, muitos carregam diversas semelhanças com o Pilates original, mas mesmo sendo parecidos apresentam mudanças que fazem destas modalidades novas variedades do Pilates.


Pilates Studio: este é o Pilates puro, o “original”, é realizado com a ajuda de diversos aparelhos como camas com molas que ajudam a executar cada um dos exercícios. É bastante indicado para iniciantes e até mesmo para pessoas idosas (ou mesmo em recuperação). Para quem já é mais experiente também há possibilidade de fazer exercícios mais intensos.

Mat Pilates: este é o Pilates mais utilizado em academias, seus exercícios são feitos no solo utilizando o peso do próprio corpo. Faz um ótimo trabalho em músculos mais profundos (geralmente pouco exercitados em outras modalidades) e também ajuda a ter mais estabilidade.

Aeropilates: esta é uma modalidade que utiliza também exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas e bike com os exercícios do Mat Pilates. Além dos benefícios como melhorar a postura, equilíbrio, coordenação motora ainda ajuda também a melhorar o condicionamento cardiovascular.

Pilates no tecido: nesta modalidade fará uma mistura de movimentos de Pilates com algumas acrobacias circenses, os exercícios de Pilates são do Mat e do Studio, trarão os benefícios já citados, os movimentos com acrobacias (movimentos antigravitacionais) ajudam a aumentar os espaços intervertebrais, assim também ajudam a aumentar a flexibilidade e mobilidade articular.

Xtend Barre: para quem tem como principal objetivo queimar calorias esta é uma modalidade bastante indicada, em uma aula de 55 minutos se queima em média 450 calorias, com isto em pouco tempo certamente passará a ver ótimos resultados. Aqui terá uma mistura de diversos exercícios do Pilates com balé clássico.

Power Plate Pilates: com o auxílio de uma plataforma vibratória os exercícios tradicionais do Pilates se tornam mais intensos, com isto há uma boa aceleração nos ganhos em tônus muscular.

Garuda: esta é uma invenção indiana, uma mistura de movimentos do Pilates, Yoga e Gyrotonic, pode ser feito com aparelho apropriado ou mesmo diretamente no solo. Esta modalidade além de beneficiar a musculatura também trabalha a parte aeróbica, o que a torna bastante completa.

Pilates + Jazz + Boxe: outra novidade é uma modalidade que associa movimentos do Pilates com movimentos da dança (Jazz) e de luta (boxe), assim se tornando uma modalidade intensa em que queimará cerca de 400 calorias em apenas 45 minutos.

Pilates Walker: esta é uma modalidade criada pela fisioterapeuta Barbara Reginato, utiliza movimentos típicos do Pilates com caminhada, desta forma da cintura para baixo estará caminhando, da cintura para cima estará fazendo Pilates.


Pilates Funcional: são diversas técnicas que envolvem a conscientização corporal como RPG e Yoga juntamente com diversos exercícios de Pilates.

Yoga Pilates: nesta variação estará trabalhando toda a parte respiratória de Yoga juntamente com as posturas e exercícios típicos de Pilates. São sequencias de exercícios dinâmicas e sincronizadas com sua respiração.

Standing Pilates: esta é uma modalidade que foi criada para combater a osteoporose (que possui altos índices nos EUA). Todo o trabalho visa melhorar o metabolismo ósseo do praticante.

Agora já conhece diversas modalidades diferentes de Pilates, basta escolher qual delas se adapta melhor aos resultados que busca e também a seu gosto pessoal e começar a treinar!