salsa

Há cerca de 15 anos, o mundo tem visto o aumento no número de casos de pessoas que sofrem com doenças nos rins e que necessitam de tratamento de hemodiálise. O número de pacientes nessa situação mais do que dobrou do ano de 2000 até 2012, indo de 42.695 pacientes para 97.583.

O mais preocupante dessa doença é que, na maioria das vezes, ela é assintomática, ou seja, os sintomas só aparecem quando ela já está em um estágio avançado. Para evitar que esse número aumente ainda mais, hoje vamos falar sobre uma forma natural e simples de limpar o sangue e os rins, apenas comendo salsa.

Qual é a função dos rins?

Os rins são responsáveis por filtrar todo o sangue de nosso corpo e com isso eliminar as substâncias excessivas no organismo, bem como todas as toxinas nele contido. Depois transforma o resíduo em urina e providencia sua eliminação.


Os rins tem a capacidade de limpar até 190 litros de sangue por dia, isso equivale a filtrar todo o sangue do corpo 40 vezes em apenas 24 horas. Para evitar o desgaste precoce dos rins, deve-se ter cuidado com alimentação e ingerir alimentos que irão auxiliar nessa limpeza do sangue, como a salsa.

salsa1

Doenças nos rins são assintomáticas, você pode tê-las e não saber!

Como a insuficiência renal é uma doença que não apresenta sintomas nas suas fases “mais leves”, as pessoas só descobrem que são portadoras quando ela já está em um estágio avançado.

Por isso é necessário sempre fazer exames rotineiros para avaliar o funcionamento dos rins, através do exame de sangue (para medir a creatina) e exames de urina. Fatores como hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade e colesterol alto são agravantes para o surgimento da doença.

Por que a salsa limpa os rins?

A salsa tem efeito diurético, por isso ajuda a eliminação de toxinas, a limpeza dos rins e ainda por cima afina o sangue. Mas atenção: a salsa em excesso induz o parto. Portanto, se você estiver grávida, consuma com moderação, certo?

Receita de chá para limpar rins

Ingredientes:
– 20 g salsa (cerca de um maço de folhas)
– 1 litro de água


Modo de preparo:
Coloque os 20 gramas de salsa em 1 litro de água, deixe a mistura no fogo até ferver (cerca de 10 minutos). Em seguida, deixe esfriar, coe e coloque na geladeira. É recomendável beber 1 copo por dia.