correr-mitos

Entre os exercícios mais utilizados para emagrecer e também como aquecimento para diversos esportes temos a corrida, assim sendo um dos exercícios mais famosos do mundo, como tudo o que ganha fama muitos mitos e talvez até lendas urbanas surgiram. Os mitos são sempre perigosos pois podem nos induzir a fazer algo errado por não saber ou mesmo nos impedir de fazer algo com medo de algum suposto risco.

Para que possa tirar o máximo proveito de suas corridas, as fazer da forma correta e sem medo de estar fazendo algo errado, justamente para isso separei aqui 7 das mais frequentes afirmações sobre corrida para lhe dizer se é mito ou verdade e claro lhe explicar o porque de cada uma das respostas.

Fazer exercícios e seguir uma dieta equilibrada são coisas muito importantes, porém os fazer realmente sabendo o porque de cada decisão é ainda mais importante e lhe abre a possibilidade de fazer escolhas com base em seus conhecimentos e não porque simplesmente alguém disse que é melhor. Lembre-se sempre que tudo que está relacionado a nutrição e também à pratica de exercícios precisa ter um objetivo claro.

7 Mitos e Verdades sobre Corrida!

Correr de Casaco Ajuda a Perder Peso (MITO)


Usar mais roupas do que o necessário durante os treinos fará apenas com que perca mais líquidos através do suor, porém a medita em que esta pessoa se reidratar este líquido será reposto. Também vale lembrar que esta prática pode levar a pessoa a ter problemas de saúde decorrentes da desidratação e ainda apresentar uma baixa performance durante os exercícios.

Usar Tornozeleiras com Pesos Ajuda a Emagrecer (VERDADE)

É verdade que o aumento do esforço pode fazer com que perca peso mais rápido em suas corridas, porém cabe o alerta sobre os riscos que esta prática pode trazer. Ao adicionar pesos nas tornozeleiras estará expondo suas articulações a esforço, com isto poderá sofrer lesões, o mais indicado é que faça isso apenas sob a supervisão de um profissional capacitado.

Correr em Jejum é Bom para Emagrecer mais Rápido (MITO)

Por ter dormido e passado muitas horas sem se alimentar seus estoques de glicogênio estão baixos, isto irá influenciar diretamente a qualidade de seu treino. O mais indicado é se alimentar com cereais e frutas cerca de 30 minutos antes de fazer sua corrida. Apesar de que há muita gente praticando o jejum intermitente e dizendo que não vê diferença ao correr em jejum.

correr-mitos2

Sentir Dor Durante a Corrida Sempre é Ruim (MITO)

Dor nem sempre é um mau sinal, a dor em si é na verdade um alerta de que algo está errado, pode ser má postura, um tênis inadequado, pisada errada, muito impacto dos pés contra o solo, etc. Também deve observar com atenção se está sentindo DOR ou apenas DESCONFORTO, o desconforto é natural e até mesmo um bom sinal pois áreas que estavam paradas da musculatura estão sendo requisitadas durante a corrida.

Correr Faz Cair os Seios (MITO)

Não há este risco desde que utilize um top apropriado pois a corrida é um esporte de impacto, portanto precisa ser praticada com o material adequado. Uma dica extra para evitar esta queda é fortalecer a musculatura desta região com musculação, yoga ou Pilates.


Para Começar a Correr é Preciso Estar em Forma (MITO)

Não existe a menor necessidade de estar em forma para praticar corrida, a única questão a ser observada é se o organismo possui condições mínimas como não ter problemas cardiovasculares ou de pressão e também se o sobrepeso não está afetando seriamente as articulações.

Para o Treino ser Bom Tem que Terminar Exausto (MITO)

Um treino feito da forma correta irá realmente cansar, porém sempre trazendo uma sensação de bem-estar, se estiver exausta após as corridas pode estar exagerando na atividade ou com uma alimentação deficiente.