Respondendo a muitos e-mails relacionado ao assunto, nossa amiga e nutricionista Márcia A. Teixeira, nos enviou um ótimo artigo que sobre o por que a Drenagem Linfática pode nos ajudar a manter o corpo em forme e o organismo sempre trabalhando bem.

O que é e como funciona

A drenagem Linfática é uma técnica de massagem manual que estimula o funcionamento do sistema linfático do nosso corpo. Isso ajuda na eliminação de líquidos e resíduos metabólicos e estimula a circulação.
Nosso corpo tem um processo natural que faz essa drenagem, mas pode ser afetado por alguma disfunção ou ocorrência externa, e por isso que a drenagem é indicada a redirecionar e recompor o fluxo natural do nosso corpo.
A drenagem é mais conhecida como uma terapia corporal que acelera a limpeza do organismo, o que pode combater o acúmulo de líquidos, desinchando o corpo. Com a eliminação desse excesso de líquidos, pode-se reduzir os edemas e a celulite.
São realizados movimentos suaves, lentos e ritmados, tentando ao máximo reproduzir movimentos naturais do nosso corpo, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células. Estimulando assim o sistema linfático a reabsorver o liquido que se acumula no organismo da pessoa, eliminando o mesmo pela urina.
Estes métodos além de eliminar os líquidos indesejáveis do organismo também melhora bastante a oxigenação das células, evitando assim a formação de nódulos de celulites.
E não para por ai, estudos científicos já estão comprovando que a mesma também acelera o metabolismo, relaxa a pessoa e colaboram para o bom funcionamento de órgãos como os rins e o intestino.

A drenagem por si só não elimina as gorduras

Mas ainda não tiveram nenhuma comprovação cientifica que a mesma pode levar ao emagrecimento, ela apenas desincha. O método não é eficiente na redução de gorduras localizadas, a técnica apenas previne, pois reduz o inchaço, no entanto para acabar com a celulite e a gordura localizada.
É preciso muito mais que retirar o excesso de liquido presente no organismo. Mas com a retirada dos mesmos já auxilia e muito no emagrecimento, pois permite que o organismo trabalhe corretamente, e principalmente na perca de peso, com o auxilio e claro de uma dieta equilibrada e saudável e o habito de praticar exercícios físicos.
A técnica também ajuda no rejuvenescimento, pois estimula as trocas metabólicas, melhorando a nutrição das células da região afetada pelo tempo. Ao esvaziar o líquido retido na pele, cria condições mais adequadas para a intervenção de outros procedimentos como a ionização ou o laser.
O tratamento exige de cinco a dez sessões e apenas não é indicado para pessoas que tem alergia aos componentes dos cremes e produtos utilizados para fazer a drenagem.
Por fim podemos constatar então que a Drenagem Linfática pode sim chegar a nos ajudar na perca de peso, e também é ideal para quem busca beleza e bem estar, pois a mesma vem acompanhada com uma massagem relaxante maravilhosa.

Texto escrito por:
Márcia A. Teixeira, nutricionista, especialista em Unidade de Alimentação e Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo, CRN 10642.