CAPA-Qual a função da gordura no corpo humano

Fala-se muito sobre dietas para emagrecer e perder gordura, mas pouco se fala sobre a função da gordura no nosso corpo.

Algumas dietas para emagrecer propõem a não ingestão de nenhuma gordura, mas abolir qualquer tipo de alimento não é indicado em nenhum caso.

A gordura tem funções que mantém o seu corpo saudável como, a produção de ácidos graxos, o transporte de vitaminas pelo corpo e à possibilidade de poupar as proteínas do seu corpo, para funções essenciais do corpo.

A gordura, junto com a proteína e os carboidratos, é um dos três nutrientes responsáveis por fornecer calorias ao seu corpo, fornecendo em média mais do que o dobro de calorias fornecido pelos carboidratos ou proteínas, por grama ingerida.


Sendo essa gordura armazenada transformada prontamente em energia para o funcionamento das células.

MIOLO-Qual a função da gordura no corpo humano

Como se forma a gordura?

Todos os nutrientes consumidos em excesso, são transformados de imediato em gordura e armazenados no nosso corpo, funcionando como principal depósito do excesso de energia alimentar e deixando o corpo preparado para ter energia em situações onde não haja alimento.

Por que a gordura é importante para o nosso corpo?

Assim como ocorre com a ingestão de carboidratos, o uso de gorduras como combustível irá poupar as proteína do nosso corpo, deixando as livres para executar suas importantes funções de síntese e reparo dos tecidos.

Caso não haja gordura ou carboidrato, o corpo irá usar a proteína para produzir energia, e assim causará uma redução da massa muscular magra do corpo.

A gordura também funciona como “escudo protetor”, onde até 4% da gordura corporal, desempenha essa função de proteção contra traumas em órgãos vitais do corpo, como o coração, o fígado, o baço, o cérebro, os rins, e medula espinhal.

Além disso, toda a gordura corporal depositadas imediatamente abaixo da pele, tem a função de isolamento térmico do corpo, se tornando indispensável em tempos extremos de exposição ao frio.

Principais funções da gordura no corpo

  • Isolamento térmico.
  • Transformada prontamente em energia.
  • Poupa proteína.
  • Escudo protetor contra o traumatismo dos órgãos vitais tipo coração, fígado, rins, baço, cérebro e medula espinhal.

Não devemos cortar as gorduras totalmente da alimentação!

A gordura corporal também é responsável pelo transporte de vitaminas A, D, E e K. A gordura dietética funciona como transporte para quatro vitaminas lipossolúveis – vitaminas A, D, E e K.

Por isso, a total retirada ou a redução significativa de gordura na alimentação, resultará em um menor nível dessas vitaminas no corpo e aparecimento de doenças relacionadas à falta delas.


Concluindo: a gordura, quando controlada, é boa para o seu corpo!