figura-1-qual-a-importancia-da-vitamina-b12-no-organismoA vitamina B12, também conhecida como cobalamina ou cianocobalamina, é uma vitamina disponível quase exclusivamente em produtos de origem animal e que atua como auxiliar ao trabalho do fígado, tem função em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos (RNA E DNA) e possui também função indispensável na formação do sangue.

Essa vitamina atua na prevenção de problemas cardíacos e derrame cerebral, além da construção e manutenção do sistema nervoso, desde a gestação onde juntamente com o folato, atua no fechamento do tubo neural e no desenvolvimento da criança até a amamentação.

Ingerir a vitamina B12 é difícil para os veganos e vegetarianos em sua alimentação normal, devido a sua origem quase exclusiva em produtos de origem animal.

Por isso, a única opção para os vegetarianos e veganos são os suplementos de B12, que são produzidos por culturas bacterianas (em laboratório) e não são de origem animal.

figura-2-qual-a-importancia-da-vitamina-b12-no-organismo

Essa deficiência em vitamina B12 também pode acometer indivíduos que consomem carne normalmente, pois existem fatores que inibem a absorção da vitamina.

Esses fatores são provocados por hábitos e alimentação como

  • o excesso de vitamina C no organismo,
  • o consumo de cigarros,
  • o uso de medicamentos, entre eles o omeprazol e pantoprazol

Esses dois remédios são medicamentos protótipo da classe dos inibidores da bomba de protões, que atuam diminuindo a secreção gástrica alterando a atividade da H+/K+-ATPase e tornando o meio muito básico para que a absorção da vitamina B12 aconteça.

Outro medicamento que diminui a absorção de vitamina B12 é o metformina, um antidiabético oral da classe das biguanidas usado tratamento do diabetes mellitus tipo 2, especialmente em pessoas obesas ou com sobrepeso.

Esse caso tem ainda maior importância, pois a glicemia elevada requer maior número de B12 e, consequentemente, piore o quadro de deficiência dessa vitamina.

Além disso, aqueles com intestino solto e má absorção podem estar em risco de uma deficiência.

Alguns dos principais sintomas da deficiência de vitamina B12 no organismo são a sensação de fraqueza, de cansaço ou tonturas constantes, ter uma pele pálida, ter anemia, sentir-se disperso ou com falta de concentração e sofrer com formigamento nos pés.

Outros sintomas são dor de estômago e perda de peso, sofrer com diarreia ou prisão de ventre, perceber a sua língua inchada e inflamada, ter taquicardia (batimento cardíaco rápido), sofrer com falhas na memória ou ser acometido por asma.

A deficiência em vitamina B12 pode causar problemas como infertilidade e abortos repetitivos nos adultos, atraso escolar e dificuldade de concentração nas crianças e problemas na formação, integridade e maturação das hemácias.

Neste último caso, emausência desta vitamina, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma, produzindo um número de células tão aumentadas na medula óssea, que forma um aspecto simular ao percebido nas leucemias.

Além disso, uma deficiência de vitamina B12 a longo prazo podem causar danos nos nervos e podem levar à paralisia.

Aprenda 3 TREINOS Super Rápidos para Derreter Gordura em 4 Min!

Receba um Mini Curso Grátis com 3 Séries de Treino Super Intensas, Ideais para Queirmar Gordura Localizada. >>

Quase lá! Só falta acessar seu email e confirmar a inscrição. ;)