carboidrato

Quando queremos repôr rapidamente a energia do nosso corpo, pensamos logo em consumir alimentos calóricos e ricos em açúcar , como o chocolate. Mas o que poucos sabem é que esse aumento de açúcar no sangue normalmente só acontece por volta de uma hora após a ingestão de tais alimentos.

Os alimentos ideais para conseguirmos repor a energia corporal rapidamente e de forma duradoura são aqueles alimentos naturais que contenham uma boa quantidade de proteínas e de carboidratos complexos, já que os carboidratos complexos são os mais eficazes na manutenção de bons níveis de energia no corpo.

Por que ingerir carboidratos complexos?

Ao comer alimentos que sejam ricos em carboidrato complexo, a sua digestão será mais lenta do que se você ingerisse carboidratos simples, ricos em açúcar, como os caramelos e os chocolates, uma vez que os carboidratos complexos são mais difíceis de serem digeridos e por isso dão maior sensação de saciedade mesmo quando consumidos em menores quantidades.

Além de deixar o organismo por mais tempo sem sentir tanta fome, a ingestão de carboidratos complexos irá liberar gradativamente a glicose no sangue, assim não gerando grande impacto no organismo.


carboidrato1
Onde encontro alimentos com boas quantidades de carboidratos complexos?

Alimentos com carboidratos complexos são fáceis de se encontrar, muitas vezes, a questão é que não sabemos identifica-lós.

Os produtos que contém grãos inteiros, como as “granolas” vendidas comercialmente em qualquer supermercado, são uma excelente fonte desses carboidratos complexos.

Uma boa dica para você no café da manhã é trocar aquela bolacha salgada (que tem um teor grande de sódio e pode te fazer reter líquidos) por bolachas com sementes de gergelim, pois elas são bastante nutritivas e fáceis de serem encontradas.

Outra opção para trazer saciedade por mais tempo ingerindo um valor calórico menor é comer um pão integral com um pouco de geleia diet, do sabor de sua preferencia.

Qual a quantidade de carboidratos complexos, que devo ingerir por dia?

Considerando uma pessoa com um peso médio de 60 a 70 quilos, o ideal seria ingerir 180 gramas de carboidrato por dia. Dividindo por 4 refeições, isso representa 45 gramas de carboidratos por refeição.

Agora que já sabemos sobre os benefícios dos carboidratos complexos, vamos colocar em prática essa dicas e ver os resultados. Não esqueça de deixar seus comentários abaixo.