CAPA-Alergia a ácaros, saiba como diminuir os  sintomas

Cuidado, você está dormindo com seu inimigo! Se você é alérgico a ácaros, essa frase é super verdadeira. Os ácaros são animais microscópicos que são “parentes” das aranhas e carrapatos e estão em todos os lugares, em especial, nos travesseiros, nos colchões, nos sofás e nas cortinas.

Mesmo sendo animais tão pequenos e não visíveis a olho nu, elas causam bastante incômodo nas pessoas que tem alergia respiratória ou rinite alérgica e por isso, essas pessoas devem manter sua casa sempre livre dos ácaros.

No artigo de hoje, vamos te ensinar dicas simples de como diminuir a quantidade de ácaros em sua casa e eliminar os sintomas da alergia a ácaros.

O que são ácaros?

Os ácaros são animais minúsculos que pertencem ao subfilo chelicerata, mesmo das aranhas e carrapatos, e se dividem em 30 mil espécies.


Eles se alimentam de poeira, restos de pele morta e restos de comida. Os locais mais propícios para sua proliferação são os ambientes quentes, úmidos e fora do alcance da luz solar, como o colchão e travesseiro.

O que causa a alergia a ácaros?

Apesar de se dividirem em 30 mil espécies, os sintomas da alergia a ácaros são causados pelas espécias domiciliares, ou seja, aqueles que estão dentro de nossas casas. O ácaro presente na poeira domiciliar é o responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias, no Brasil.

No caso dos colchoes, sua principal morada, quando a pessoa se senta ou se deita no colchão, todos os ácaros mortos e as fezes dos ácaros ali presentes vão para o ar e ao voltarem a cair, são inaladas pelos seres humanos e causam os sintomas da alergia a ácaros.

Isso acontece porque as fezes dos ácaros tem enzimas digestivas que, ao serem inaladas, atacam diretamente à mucosa da pessoa e provoca as reações como espirros, sensação de peito fechado, coceira nas mãos ou no rosto, nariz escorrendo ou entupido e até mesmo asma.

MIOLO-Alergia a ácaros, saiba como diminuir os  sintomas

Como livrar sua casa dos ácaros?

O mais indicado para evitar os sintomas da alergia a ácaros é eliminar totalmente os ácaros da sua casa, mas isso é praticamente impossível de acontecer. Então siga as dicas abaixo e diminua bastante a quantidade de ácaros na sua casa.

DICA 1 – Troque de travesseiros

Essa troca regularmente é super importante, sendo recomendada a troca deles a cada 2 anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Unicamp, no ano de 2003, após seis ou oito anos de uso do mesmo travesseiro, 10% do peso dele será à quantidade de ácaros e os restos produzidos por eles.

DICA 2 – Limpeza diária da casa

É cansativo, mas para se livrar dos ácaros, é preciso realizar uma limpeza diária rápida, e pelo menos uma vez por semana, uma mais pesada.

DICA 3 – Abra as portas e janelas

Para se livrar dos ácaros é preciso deixar a casa bem arejada, evitando a umidade e dificultando a proliferação de ácaros e de outros microrganismos.


DICA 4 – Use capas impermeáveis

Usar capas impermeáveis nos colchões, travesseiros e almofadas evitam que os ácaros penetrem as fibras deles e se proliferem.