CAPA-Alimentos curativos, conheça os alimentos que previnem doençasHoje, quando uma pessoa fica doente e precisa de tratamento, logo lembramos dos fármacos, remédios feitos pela indústria farmacêutica e que se destinam ao tratamento de doenças específicas.

Mas, se nos reportarmos 100 anos atrás,  quando a industria farmacêutica ainda estava evoluindo no Brasil, grande parte da população se tratava com a ingestão de chás e frutas.

Não podemos desmerecer os fármacos, pois eles contribuem muito para o aumento da expectativa de vida. Porém, não devemos esquecer dos alimentos curativos, que ainda podem ser eficazes no tratamento e, principalmente, na prevenção de várias doenças e sem causar efeitos colaterais tão grandes quanto os fármacos.

Confira abaixo, uma lista com alguns dos alimentos curativos, mais usados.


MIOLO-Alimentos curativos, conheça os alimentos que previnem doenças

DICA 1- Maçã

A maça é uma fruta bastante popular no mundo e no Brasil é uma das frutas vermelhas mais consumidas.  O consumo de maça, regularmente, ajuda a prevenir a prisão de ventre e o aparecimento do câncer de cólon.

Segundo especialistas, o uso da maça também ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim, atua na prevenção de doenças cardiovasculares e restringe a produção de moléculas inflamatórias (que podem causar doenças inflamatórias), devido ao fato de ser um alimento rico em pectina, polifenóis e antioxidantes.

DICA 2 – Limão

Fala-se bastante sobre o poder de curativo do limão e no meio cientifico já existem várias pesquisas que comprovam essa eficiência em curar doenças através do uso das propriedades do limão.

O limão tem grande quantidade de o ácido cítrico, tendo este, a função de aumentar a quantidade de oxigênio disponível no sangue, atuando no metabolismo orgânico e evitando assim o acúmulo de ácidos nocivos nos tecidos do nosso organismo.

O limão atua no combate de doenças como a arteriosclerose, a gota, o reumatismo, a artrite e até mesmo na prevenção do envelhecimento precoce.

DICA 3 – Alho

O alho é um dos alimentos curativos com maior eficácia no combate e prevenção a infecções bacterianas, nas unhas. Nesse caso, o efeito curativo acontece ao passar o alho ao redor das unhas.

Apesar de não deixar um cheiro muito legal (mas que sai facilmente após uma boa lavagem com sabão e água), é uma excelente forma de aumentar a sua proteção contra fungos e bactérias, que tem como porta de entrada as unhas e podem provocar doenças como hepatite B e micose.

DICA 4 – Goji Berry

Saindo dos alimentos mais comuns de serem consumidos no Brasil, mas que tem é indicado como um dos melhores e mais potentes alimentos curativos, está o goji berry.


Este é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet e que traz benefícios ao nosso organismo, desde o emagrecimento até a  prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares.

O goji berry atua na melhora do nosso sistema imunológico, na diminuição da incidência de celulites, na prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, no equilíbrio dos níveis do colesterol ruim e ainda tem ação anticancerígena.