contra ansiedade

Hoje em dia um dos maiores inimigos do emagrecimento é a ansiedade, principalmente para as mulheres. Temos jornada tripla, ser dona de casa, ser profissional e ainda se manter linda e de bem com a vida. Por isso pesquisamos e encontramos alimentos que podem estar facilmente em nosso dia a dia, e que nos ajudam a controlar toda essa ansiedade.

Existem várias substâncias existentes em alimentos do nosso dia a dia que nos ajuda a controlar a ansiedade. Então enriqueça sua alimentação com esses alimentos.

Camomila: A erva é o numero 1 dos calmantes. Rica em niacina, magnésio, fósforo, riboflavina e sódio, e também fornece cálcio, ferro, manganês, potássio e vitamina C, proporciona uma melhora geral em todo sistema nervoso, além de favorecer contra espasmos, problemas digestivos, e em uso externo atua como desinfectante e cicatrizante de feridas. O chá normo, favorece ainda mais a dormir, pois o calor do chá faz nosso cérebro ter a sensação de aconchego.

Chocolate: Nada melhor do que um doce para acalmar os nervos. No caso do chocolate, o que realmente ajuda são as substâncias existentes no cacau, como os polifenóis e flavonóides. No artigo Conhecendo o Chocolate, pois ele não é inimigo da dieta, tem muitas dicas de como usar essas substancias a nosso favor. mas cuidado, escolhe sempre as versões co maior concentração de cacau.


Castanha de cajú: Castanhas ajuda muito a controlar a “boquinha nervosa”, ou seja, exige muita mastigação e isso faz com que o cérebro tenha mais tempo para assimilar a idéia do organismo já estar alimentado.
Além disso, é uma boa fonte de zinco, que têm sido associados a ansiedade e a depressão. Como nosso organismo não têm nenhuma maneira de armazenar o zinco, é importante que possamos ingerir através de alimentos.

Aspargo: Rico em ácido fólico, essencial para manter a calma. Além disso é rico em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Cenoura: Assim como as castanhas ajuda a controlar a decifrar a grande dúvida “Fome ou vontade de come?r“. É uma alimento que exige muita mastigação, o que engana o cérebro e ainda de difícil digestão, o que aumenta a sensação de saciedade. Além disso é rica em beta-caroteno, vitamina E, o que deixa nossa pele mais vistosa.

Aveia: É um alimento rico em fibras complexas, o que ajuda na sensação de saciedade. Além disso, a aveia faz com que seu cérebro produza serotonina, uma substância química que faz você se sentir bem e mais calmo.

Alface: Para quem está de dieta é essencial ter alface na alimentação. É riquíssimo em água e fibras, o que vai facilitar todo o trabalho do intestino prevenindo a prisão de ventre. Além das fibras e agua, é rico em Provitamina A, Vitaminas do complexo B, Vitamina C, Minerias, essa composição tem como prover ao organismo sensação sedativa, sonífera, aperitva, laxante, alcalinizante e remineralizante. Ou seja, para quem não dá muito valor ao alface…..melhor mudar de idéia.
maracujá farinha
Maracujá: Uma pesquisa da Unicamp constatou, é verdade que o maracujá tem propriedades calmantes. Ele também reduz a absorção de glicose, combate o colesterol ruim, possui um vermífugo natural e tem efeito cicatrizante. Polpa, semente e casca podem (e devem) ser aproveitados na culinária, no Maracujá, tem ótimas dicas.
A fruta em si é rica em em vitamina C, vitaminas do complexo B, B1 e B2, ferro, cálcio, fósforo, é calmante, por ter uma substância chamada passiflorina, um agente sedativo não prejudicial à saúde. É refrescante e pode estar no lugar do refrigerante sempre.

Agora que já sabe os alimentos que pode te ajudar a enfrentar com mais calma o seu dia a dia, aqui vai um exemplo de como ter tudo no cardápio de um dia só:

* Incremente seu café da manhã com iogurte com aveia e castanhas picadinhas (use adoçante)
* Saladas sempre, almoço e jantar, alface, cenoura, aspargo e outros vegetais.
* Sente falta de sobremesa, chocolate meio amargo com castanha de cajú, ou só as castanhas.
* Pouco antes de dormir, tome um chá de camomila, imerso em água ou leite morno. Ou suco de maracujá.

Use as dicas, mude seu estilo de vida, aprenda a usar os alimentos a seu favor. Não deixe de nos contar como estão indo!!