cicatrização1 (1)

É obvio, que ninguém deseja ficar doente ou ter que passar por procedimentos cirúrgicos, mas infelizmente a vida não é perfeita e de vez em quando nos encontramos em situações que dependemos do poder de regeneração que o nosso corpo tem.

Para nos recuperarmos de algum corte ou até mesmo uma cirurgia de forma mais rápida você sabia que os alimentos podem te ajudar ou te atrasar nesse processo de cicatrização corporal? Isso mesmo!

Acompanhe nesse artigo alguns alimentos que te ajudam ou que te prejudicam nesse processo de cicatrização.

O que é importante na cicatrização?

São vários fatores que influenciam no processo de cicatrização do corpo humano, mas o principal elemento para que essa regeneração de tecido aconteça, é a presença de colágeno.


O colágeno é uma proteína de origem animal, cuja sua função principal função é a de dar firmeza à pele e a cartilagem, ou seja, as estruturas do nosso corpo que necessitam de suporte mas não são sustentados por ossos.

Ter uma alimentação rica nessa proteína é fundamental para as pessoas acima de 30 anos, pois a taxa de produção de colágeno do corpo começa a diminuir conforme a idade vai avançando.

Essa proteína está presente em grande quantidade nos seguintes alimentos: peixes, carne vermelha, queijo, carne branca (frango) e ovos, esses alimentos estimulam a produção de colágeno e assim fornecem a matéria-prima para o processo de cicatrização.

cicatrização2

É certo que cada parte do nosso corpo tem um tempo diferente de regeneração dos tecidos ali contidos, mas de forma geral, os alimentos abaixo te ajudam a acelerar esse processo e te deixam saudável mais rápido:

Laranja, acerola, frutas com vitamina c

Nos alimentos como laranja, acerola e o pêssego você encontra uma boa quantidade de vitamina c, elemento essencial para a boa formação do colágeno e que por sua vez atua diretamente no processo de cicatrização.

Amendoim, nozes e castanha

Esses alimentos contém propriedades anti-inflamatórias, pois são boas fontes de zinco, que é o mineral garantidor do equilíbrio entre a produção e à degradação do colágeno.

Além disso, esses alimentos são ricos em gorduras benéficas que ajudam a sua saúde como um todo.

Peixes

Consumir esse alimento é bom para o corpo, pois os peixes fornecem uma grande quantidade de ômega 3, nutriente essencial para prevenir inflamações que irão retardar o processo de cicatrização.


Beterraba e berinjela

Os vegetais de cor arroxeada como a beterraba e a berinjela são ricos em antocianina, substância com ótima ação antioxidante.