Parar de Fumar

A maioria das pessoas que estão parando de fumar, sofrem do problema de aumento de peso por causa da abstinência da nicotina.

Uma pesquisa feita pela universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que certos alimentos podem melhorar ou piorar o gosto do cigarro na boca, chegando a conclusão que uma mudança na alimentação, além de ajudar a parar de fumar, pode ainda ajudar a manter o peso sob controle.

A pesquisa foi feita com 209 participantes, sendo que 45% deles disseram que após consumirem leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais, a vontade de fumar diminuiu. Por outro lado, estas mesmas pessoas disseram que a vontade aumentou após consumirem carnes vermelhas, doces, café, refrigerantes e álcool.

A nutricionista Maria Cristina Mauro, da Clínica Anti-Fumo, no Rio, lembra que os fumantes não tem uma boa saúde devido ao seu vício e que uma alimentação saudável seria essencial para fortalecer o sistema imunológico.


Em geral, ela diz que a maioria dos fumantes são sedentários, ingerem alimentos calóricos, tomam muito café, álcool e abusam dos carboidratos.
Além disso, consomem  poucas vitaminas, minerais e fibras, o que facilita o aparecimento de doenças.

A mudança nutricional ajuda o fumante a controlar a ansiedade e recupera o organismo, em especial o sistema respiratório.

Vitamina C e complexo B

O ideal é que pessoas que fumam há muito tempo , aumentem a ingestão de antioxidantes como a vitamina C e o complexo B.

A nutróloga Tamara Mazaracki especialista em terapia ortomolecular, recomenda que os fumantes transformem seu cardápio lentamente até ganhar confiança para a mudança maior, que é parar de fumar.

Ela ainda dá dicas sobre os melhores frutas e legumes.

O brócolis contém o antioxidante sulforafano, que ajuda a recondicionar o pulmão. A batata que é rica em carboidratos ajuda a diminuir a ansiedade provocada pela falta da nicotina, assim como a banana que é rica em magnésio.

Frutas cítricas como o caju, acerola, goiaba, limão são ótimas fontes de vitamina C, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

E você, ainda fuma? Pretende parar de fumar? Já parou de fumar? Deixe seu comentário!