amarantoAlgumas pesquisas mostram que o amaranto, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol através de sua fração proteica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de LDL no organismo.
O amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, o que não é comum em vegetais – a maioria deles não têm alguns aminoácidos essenciais e seu aproveitamento é de 60% ou menos. A planta é ainda fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo), outro fato incomum nos vegetais. O amaranto também não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, o que o torna uma opção para os celíacos – pessoas com intolerância ao glúten. Mesmo apresentando uma boa quantidade de fibra alimentar, não é indicado para consumo em grandes quantidades por diabéticos, porque o grão é muito pequeno e o amido é altamente disponível, ou seja, apresenta alto índice glicêmico.

Veja a reportagem sobre o amaranto

O consumo

O amaranto ainda não faz parte da cultura alimentícia do brasileiro e seu consumo ainda estão em pesquisas. Mas já sabe-se os grãos podem ser consumidos naturais triturados ou cozidos. São preparados como o arroz, cozidos na água durante 25 ou 30 minutos, sempre na proporção um para três: uma xícara de amaranto, três de água. Pode ser combinado a outros cereais, como farinha de trigo, ou com batatas, mandioca e milho, no preparo de bolos, biscoitos e outros. O grão aquecido pode também ser consumido como pipoca. Já as folhas, no estado jovem, podem ser usadas como hortaliças na forma de saladas ou cozidas.
Por não ser muito conhecido no brasil, não é muito fácil de ser encontrado em mercados comuns, mas em casas de produtos naturais e armazéns especializados em cereais com certeza encontrará.

Algumas dicas de consumo

Pipoca de Amaranto

Ingredientes
1 colher (sopa) de grão de amaranto integral
Preparo
Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.

Salada de grãos de amaranto

Ingredientes
2 xícaras (chá) de amaranto em grãos
1/2 cebola média
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de salsa picada
2 xícaras (chá) de água
1 dente de alho
1/2 xícara de cenoura ralada
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal
Modo de preparo
Lave os grãos, adicione água e coloque para cozinhar por cerca de 8 min. Oito minutos após o início da fervura, desligue e espere esfriar. Adicione os temperos, o suco de limão e o azeite. Adicione sal a gosto, misture bem e está pronta para servir.

Sopa de amaranto

Ingredientes
1 copo de amaranto em grão
2 mandioquinhas picadas
1 cebola média picada
1 cenoura picada
1 chuchu picado
Orégano, pimenta e salsinha a gosto.
Modo de preparo
Refogue a cebola até dourar, coloque os legumes em pedaços, adicione água ou caldo de legumes e o amaranto em grão. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione orégano, sal, salsinha e pimenta a gosto.

Biscoito de Amaranto

1 xícara de amaranto em grãos
1 xícara de farinha de amaranto
2 xícaras de amido de milho
3/4 de xícara de água ou leite
2 ovos
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de sal
Preparo
Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

Paçoca de Amendoim com Farinha de Pipoca de Amaranto

Ingredientes
1 1/2 xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 1/2 xícara de chá de amendoim torrado
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal
Preparo
Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher. Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.

Bolo de Amaranto com Banana

Ingredientes
1 xícara de flocos de amaranto
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher (chá) de sal
1 ovo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de margarina
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1 colher e meia de fermento para pão
1/4 de xícara de leite
Preparo
Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal.
Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto.
No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Veja como fazer