Anorexia e Bulimia – Obsessão por dieta


Ficar se pesando a cada minuto, ficar pensando em dietas durante o dia todo, pode sim, ser um sinal de obsessão. A qual pode levar à Anorexia e Bulimina, dois estágios de um grande problema psicológico que afeta quase 20 % dos adolescentes, em sua maioria, as garotas e consequentemente as mulheres adultas.

Quando a obsessão começa

Existe um limite entre a determinação e a obsessão, e é preciso definir e estabelecer esse limite.
Normalmente as doenças psicológicas não são perceptíveis pelos próprios doentes, na maioria adolescentes entre 13 e 18 anos, ou pessoas emocionalmente fragilizadas, e por isso é preciso que os pais, amigos e familiares em geral fiquem atentos.

Os maiores sintomas seriam, a falta de “vontade” de comer, falta de apetite, mesmo sentindo fome ou mesmo depois de ficar muito tempo sem comer nada, o extremismo na diminuição das refeições e exageros em fazer exercícios, querer malhar mais do que o de costume por achar que a gordura consumida se acumula imediatamente.

Quando a pessoa começa a deixa de comer com a família e se sempre arruma desculpas para não comer com todos, ou ainda, come um pouco e vai em seguida para o banheiro (provavelmente para vomitar) e passa a ter como assunto principal e exclusivo a dieta, as calorias dos alimentos, componentes nutricionais dos alimentos, remédios e substâncias que possam acelerar o emagrecimento, minúcias e detalhes demais na alimentação, deixando outros interesses de lado, isso pode sim, ser um começo de obsessão.

Querer aprender a se alimentar bem e a ter uma vida saudável é ótimo e essencial. Mas tudo isso de forma exagerada, não é um bom sinal.

Anorexia e Bulimia

A anorexia é um distúrbio psicológico e alimentar, aonde a pessoa diminui radicalmente o que come e/ou apenas bebem água, exageram nos exercícios e ainda sim, se sentem gordas, mesmo já estando abaixo do peso saudável.
Já a bulimia, é outro descontrole psicológico, aonde a pessoa come e acha que exagerou e fica com aquele sentimento de culpa e passa a forçar vômito e usa laxantes e diuréticos.


A maioria das pessoas com anorexia sofrem de bulimia, mas nem sempre quem sofre de bulimia é anoréxico, muitas vezes, pessoas com o peso normal depois de comer um pouco a mais ou que “deslizam” na dieta, se tornam bulímicas, e nem sempre a perda de peso acontece. Uma pesquisa feita mundialmente, coloca a anorexia como a doença psicológica com maior incidência de mortes no mundo todo. A busca desesperada para ter o corpo da modelo que se vê nas revistas está causando mais vítimas a cada dia.

É preciso se conscientizar que os dois problemas geram consequências muitas vezes irreversíveis e pode sim levar a morte, como os casos das modelos, Ana Carolina Reston e Isabelle Caro, que em 2007 posou nua para uma campanha contra a anorexia, a foto abaixo não é uma montagem, é o resultado de uma obsessão em estar magra.

Imagem corporal X Peso Ideal

Eu sempre digo e acho que peso ideal é aquele em que nos sentimos bem, mas existem vários fatores que influenciam nesse “peso ideal”. Por exemplo, idade, altura, densidade óssea, tamanho dos órgãos internos, além dos fatores emocionais e situações adversas, como período de TPM, inchaço climático, prisão de ventre e outros. A maioria das mulheres depois que tem filhos, “encorpam”, assim como acontece na transição menina-moça-mulher.

Usar calculadoras como as que estão do lado direito de nossas páginas, pode dar um resultado mínimo e generalizado, mas cada corpo tem suas diferenças. O ideal é estar entre com o IMC entre 18,5 a 25, sendo que esse 18,5 é o mínimo do mínimo.

Querer eliminar os quilinhos extras é sadio e as vezes necessário, mas entrar em paranoia e ficar fissurados em emagrecer e ter aparência de modelos “magribelas”, não é nada saudável. As fotos de revistas nas quais, a maioria das adolescentes se espelham, muitas vezes são fotos alteradas por programas de edição de imagem e não mostram a realidade.

Qualquer pessoa pode sim ter um corpo esbelto, com uma alimentação saudável, balanceada e atividade física. Não adianta se entupir de remédios, afinal todos sabem os efeitos colaterais. Não adianta ficar sem comer, pois isso faz o metabolismo estacionar de vez. Não adianta querer malhar o dia inteiro, pois isso pode causar problemas musculares.
Ou seja, é preciso aprender a ter um estilo de vida saudável e ativo sempre, e não por alguns dias.

Assistam, vale a pena!!!!

As dietas podem até dar um certo impulso no começo, mas é preciso reconhecer os próprios limites, é preciso ser realista. Nosso corpo tem limites, então respeite-os. A saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Mude saudavelmente seu estilo de vida e vai estar sempre bem.

Bookmark the permalink.

4 Comments

  1. Pingback: Ser esbelta não é ser magra, cuidado com os exageros. | Dietas para Emagrecer Rápido

  2. Pingback: Anorexia e Bulimia – Obsessão por dieta

  3. nóssa , Suzi estoou meio chocado siim , Mas não estou nesse ponto de teer anorexia ou ficaar vomitando não .
    Apenaas vejo que tenho culotes na barriga , super pouco no peito e bastante nas pernas .
    Só quero atinigir meu imc em média .
    No peso que estou 78,7 kg 1,78 de altura estou no meu peso ideal já que é esse meu resultado : 24,84 – Parabéns, você está em seu peso ideal!
    maas quero um 76 – 75 kg para atingir esse imc : 23,67 .
    Só queroo perdeer essa barriga insuportável e essas peernas com poucaas gorduras. Maas tenho muita força na peerna , maas vejo que tenho perna em excesso , preciso muito da sua ajuda , se caso você pudeer me passar seu email como exemplo msn , me ajudaria muito .
    Falta pouco pra mim atingir meeus resultadoos de méta.


  4. :smile: OI! John !!
    Para que abaixar IMC, tira isso de cálculos da mente, pois seus objetivos devem ser outros. E se não mudar sua mameira de pensar, pode sim ficar como essa pessoa da foto.
    Não sei se teve tempo de ler a resposta que te dei, mas leia com atenção.
    ” E quem te disse que culote se elimina com dieta e pulando corda? Só isso não basta.
    Entenda que precisa ter uma alimentação não para repor energia, mas para nutrir seu organismo, além do que você só está perdendo agora massa muscular, não pode perder peso, tem que ganhar massa, o que é bem diferente de engordar mas na balança pode sim continuar na mesma.
    Isso que quer eliminar é flacidez, e gordura localizada, e só se eliminada com exercícios localizados, boa alimentação e ganho de massa. Não é porque é novo que não fica flácido, fica sim, mas pode recuperar suas formas, se passar a ter uma alimentação adequada e um bom treino.
    Só tomar whey também não vai adiantar. Você pode tomar o whey no café da manhã ou antes e depois dos seus treinos, mas no restante do dia, tem que ter uma alimentação adequada como a da Dieta para ganhar músculos.
    Tenha sempre em mente, você é homem, e homem tem musculatura e isso na balança pesa muito o que não é estar gordo.
    PARE DE SUBIR NA BALANÇA, pois está sim, se tornando uma doença.
    Quando falo treino, não precisa ser na academia, pois existem várias bos dicas no Ginástica em casa, como o Treinamento físico de South Beach, e nas Automassagens para ajudar a afinar a silhueta, todas essas dicas não são só para mulheres e vão te ajudar e muito, mas as massagens, devem ser feitas depois ou durante o banho, assim facilita, pode usar só o sabonete mesmo.
    Disciplina você tem, força de vontade você também tem, só precisa esquecer que existe balança e começar a se esforçar por outros objetivos, estar com o corpo firme e com saúde.
    Pode contar sempre com nossa ajuda, mas converse com seus pais, pois tenho certeza que eles vão te ajudar também.
    Grande abraço”
    Até
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>