mau-halito
Entre diversos obstáculos que temos que enfrentar durante a dieta algumas pessoas ainda se deparam com um problema extra, o mau hálito. Geralmente este não é ocasionado diretamente pela dieta, mas sim de forma indireta devido a alteração em seus hábitos alimentares, que podem acabar trazendo alterações não indicadas para sua higiene bucal.

Também vale lembrar que nem sempre o mau hálito possui como origem um problema bucal, mas também existe a possibilidade de sua origem estar no estômago em casos de refluxo, gastrite e também de dietas restritivas de carboidratos. Outro ponto a observar é com relação a sua hidratação, quando a boca fica seca há uma maior tendência a surgir o mau hálito, portanto beba mais água.

Também bastante frequente durante as dietas é o aumento do consumo de café (devido a sua ação termogênica), isto pode ser um problema pois o consumo excessivo de café ajuda a criar uma camada na língua que não a permite respirar, com isto surge o mau hálito (mesmo que escove adequadamente a língua), se este for seu caso considere trocar o café por um chá.

Soluções para Combater o Mau Hálito na Dieta!

A seguir poderá ver uma série de soluções para combater o mau hálito, estas dicas serão úteis tanto para quem está fazendo uma dieta como também para qualquer pessoa que esteja com este problema. A base de tudo é realmente fazer uma excelente higiene bucal, isto lhe garante que este não é o problema e permite que vá testando as alternativas abaixo até encontrar uma que solucione seu mau hálito.


Alimentos como a maçã, cenoura e pepino quando consumidos crus e com casca fazem uma certa “raspagem” nos dentes, isto ajuda a completar o trabalho de higiene feito pelo fio dental, com isto eliminando placas de bactérias e possíveis odores causados por elas. Uma ótima vantagem destes alimentos é que praticamente não irão alterar sua dieta.

Uma dieta certamente irá alterar a forma como seu organismo “se relaciona” com a comida durante a digestão, em alguns casos gerando a má digestão e sua consequente liberação de gases, estes por sua vez podem acabar sendo desviados para o aparelho respiratório causando o mau hálito. Uma excelente solução para isso sem alterar em nada sua dieta é o chá de boldo, que é um chá já bastante conhecido por facilitar a digestão.

Outro causador do mau hálito é o gás sulfídrico (resultante de processos metabólicos anaeróbicos), este gás possui odor de ovo podre e pode causar um mau hálito bastante inconveniente. A solução para isso está no iogurte natural (sem açúcar), o consumo deste tipo de iogurte ajuda a naturalmente neutralizar este gás em seu organismo.

Água e Carboidratos, Dois Poderosos Aliados contra a Halitose!

Muitas pessoas que fazem dieta cortam justamente estes dois elementos, os carboidratos até é possível entender, já reduzir a água além de não ajudar em nada sua dieta trará problemas de saúde e também o um hálito, quando a boca fica seca ocorre a proliferação de bactérias, estas por sua vez provocam o mau hálito (como pelas manhãs por exemplo).

Já para solucionar o problema com os carboidratos também não há com o que se preocupar, não é preciso consumir uma grande quantidade de carboidratos ao dia, basta que consuma apenas uma pequena fatia de pão por exemplo. Desta forma seu organismo terá um mínimo de carboidratos ao dia e sofrerá menos com o mau hálito.

Uma dica bastante frequente nas mais diversas dietas é com relação a se alimentar a cada 3 horas, isto ajuda a manter o metabolismo acelerado, evita que sinta muita fome até a próxima refeição e também ajuda a combater o mau hálito, um dos motivos do mau hálito pode ser justamente seu estômago vazio por muito tempo, ainda mais se não estiver se hidratando adequadamente.

Formas de combater o mau hálito definitivamente não faltam, e como pode ver são bastante simples, basta começar a adotar estas dicas em seu dia a dia e em pouco tempo já notará uma excelente melhora em seu hálito!