CAPA-Cuidados para evitar a indigestão

Depois que nós nos alimentamos, uma grande quantidade de sangue do nosso organismo é direcionado para o sistema digestivo, proporcionando que assim ele possa fazer o processo de digestão e de absorção de nutrientes da forma correta.

A indigestão, também conhecida popularmente como congestão, ocorre pela falta da quantidade suficiente de sangue para que o sistema digestivo possa fazer o processo de digestão e de absorção de nutrientes, causado pela migração de sangue para outros locais do corpo, que por sua vez, foi incentivado a migrar por fatores externos.

Em grande parte dos casos, a indigestão ocorre logo após a alimentação e o paciente reclama de sensação de peso no abdômen, “estufamento” do abdômen, enjoos, náuseas e em casos mais graves pode apresentar outros sintomas como mal estar, sensação de desmaio, suor em demasia (conhecido também como hiperidrose), mãos e pés frios e palidez da pele.

A indigestão por si não mata e causa apenas desconforto momentâneo. Porém, a pessoa pode apresentar alguma doença, que associada a indigestão, possa desencadear uma crise (como a hipertensão) e resultar em problemas mais sérios.


A indigestão ocorre, normalmente, quando o alimento ainda está dentro do estômago e ocorrendo a fase inicial da digestão. Porém, essa fase inicial não acontece da forma normal, por alguma interferência, e faz com que essa digestão se interrompa ou ocorra de forma inadequada, gerando a indigestão.

Diversos fatores podem ocasionar a indigestão como a quantidade de alimentos ingeridos, as condições de um banho após as refeições (de imersão, de chuveiro, a temperatura da água, exercícios físicos durante o banho, exercícios físico após as refeições, entre outros. Vamos falar mais detalhadamente agora sobre esses fatores e como evitar a indigestão. Acompanhe!

MIOLO-Cuidados para evitar a indigestão

# Não exagerar na comida!

A primeira regra para evitar a indigestão é não exagerar na comida! Quanto mais comida você ingeri, maior será a quantidade de sangue que o organismo irá precisar para realizar a digestão.

Deixando o alimento mais tempo no estômago e no intestino e causando os sintomas da indigestão como sensação de estômago cheio.

# Não fazer exercício físico intenso após alimentação!

Exercícios físicos intensos como nadar, surfar, pedalar, após alimentação desviam o sangue do estômago para os músculos e o organismo não conseguir evitar a indigestão.

Vale lembrar que o sexo após alimentação, também desvia o sangue do estômago para a região dos genitais e também faz com que o organismo não consiga evitar a indigestão.

# Evitar banhos frios, quentes ou de imersão após as refeições.

Tomar banhos frios, quentes ou de imersão após as refeições, provoca a dilatação dos vasos sanguíneos da pele e da mesma forma que fazer exercício físico intenso após alimentação, desvia o sangue do estômago, porém para a região da pele. Isso acontece para que o organismo possa estabilizar a temperatura corporal.