CAPA-Zoonose. Doença de animal pode passar para o ser  humano

Você tem ou já teve um cachorro ou gato em sua casa? Provavelmente sua resposta foi sim!

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –  divulgado no dia 02 de junho de 2015, comprovou que quase há 52,2 milhões de caninos no País, ou seja, mais de 50% das casas do Brasil tem pelo menos um cachorro.

Para você ter uma ideia, esse número é maior do que a população de crianças no Brasil, que segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad – é de 44,9 milhões de pessoas entre 1 e 14 anos. Esse numero continua alto quando falamos em gatos, pois ainda segundo o IBGE, a cada cinco casas existe um gato ou mais.

Assim como os seres humanos, os aninais também podem adoecer e no caso dos animais domésticos (como os cachorros e os gatos), se essa doença não for tratada de forma correta e com rapidez ela pode ser passada para uma pessoa da casa.


A essa transmissão de doença entre especies de animais damos o nome de zoonose. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse perigo que ronda as nossas casas e nosso cotidiano.

É denominada de zoonose toda doença que pode ser transmitida pelos entre animais e o ser humano através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros micro-organismos.

 

Os exemplos mais conhecidos de zoonoses são:

  1. a toxoplasmose, doença que tem como principal transmissor os felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença.
  2. a leptospirose, doença que tem como principal transmissor é o rato, mas que também pode ser transmitida através do contato com a pele ingestão de alimentos contaminados com a bactéria da leptospirose e que é muito comum em época de chuvas.
  3. a raiva, doença que tem como principal transmissor os cães e os gatos, mas que pode ser transmitida através da mordida de qualquer animal contaminado e assim entrando em contato com o vírus.
  4. A dengue, doença que tem como principal transmissor o mosquito Aedes aegypti e que é muito comum em época de chuvas
  5. A histoplasmose, doença que tem como principal transmissor os passarinhos, pombos ou morcegos onde através das fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos a bactéria é transmitida para o ser humano e causa essa doença.

Além disso, temos outras zoonoses como a peste bubônica, o carbúnculo, a psitacose, a triquinose e a ornitose.

MIOLO-Zoonose. Doença de animal pode passar para o ser  humano

Como prevenir a zoonose?

Devemos analisar cada zoonose. No caso das zoonoses transmitidas por cães, gatos e outros animais comuns (como a raiva), o mais indicado é ter o processo de limpeza das mãos após o contato com o animal, sempre lavando com água e sabão e levando os animais periodicamente ao veterinário.

Mas cuidado! Tomar qualquer atitude sem saber como proceder corretamente pode piorar o estado do animal e/ou causar uma infecção no ser humano.

A área responsável pela criação de medidas de controle e de combate as doenças zoonoses é a área de Saúde Pública Veterinária.