CAPA-Aprenda os melhores exercícios para relaxar ombros e pescoçoExistem pessoas que sempre estão tensas e isso é percebido mesmo que elas não falem nada, sendo necessário apenas a observação da sua postura, em especial ombros e pescoço.

Isso se deve ao fato dessa região ser a primeira e mais afetada, quando uma pessoa está tensa, ocorrendo o acúmulo físico da tensão.

Quando esse acúmulo de tensão se torna algo rotineiro, deve-se procurar maneiras de relaxar a área afeta e assim evitar problemas futuros.

Nesse artigo vamos ensinar formas para as pessoas que têm dificuldade em relaxar e acumulam tensão, alguns exercícios para relaxar ombros e pescoço.


A área mais afetada pelo acúmulo de tensão é o trapézio, onde as fibras médias que formam “o triângulo” que vai do pescoço aos ombros apresenta uma dor decorrente do cansaço. Também existem outros músculos presentes nesta mesma área, como o angular e o levantador da escápula, que também podem doer.

Além da tensão provocada por fatores psicológicos, a repetição de algumas ações podem provocar ou aumentar as dores na região dos ombros e pescoços, também sendo necessário fazer exercícios para relaxar ombros e pescoço.

MIOLO-Aprenda os melhores exercícios para relaxar ombros e pescoço

Os principais causadores de dor nessa região é o uso em excesso do computador ou notebook, ter o hábito de durante as ligações segurar telefone com o pescoço enquanto se fala e assim conseguir manter as mãos livres, além de fazer atividades que forcem os músculos dos braços como carregar pesos.

Se juntar a pressão emocional com alguns ou todos os hábitos acima, de forma contínua, é bem provável que essa tensão possa virar um problema mais sério e por isso a importância de aprender exercícios para relaxar ombros e pescoço.

Ao contrário do que pode parecer, se sentir pressionado, não todos os dias, é bom para o corpo! Pois, a pressão servi como um impulso para tomar certas ações e/ou motivação para mudanças.

Quando estamos sob pressão, há uma descarga de adrenalina muito grande no organismo, e isso leva a alterações de cunho fisiológico, que aumentam a pressão e os batimentos cardíacos e deixam a pessoa com reações mais rápidas.

Mas, quando essa tensão vira constante, pode causar sintomas como pelos arrepiados, inquietação, tonturas, vertigens, tremores, sudorese,e até insônia, trazendo diversos males ao indivíduo ao longo do tempo, como o cansaço físico excessivo, a falta de memória e até problemas gastrointestinais.

Por todo isso, é importante aprender exercícios para relaxar ombros e pescoço. Confira no vídeo a seguir, dez exercícios de alongamentos de Yoga para ombros e pescoço, que resultam em alívio rápido das tensões.