bulking-cutting
Quem busca emagrecer geralmente encontra diversas dificuldades pelo caminho, porém saiba que emagrecer não é algo misterioso e nem mesmo complicado, um excelente exemplo disto são os fisiculturistas que perdem muitos quilos em poucas semanas quando vão participar de competições. Note que não estou dizendo que deverá adotar exatamente a mesma dieta (e suplementos) que os fisiculturistas profissionais, mas sim que há muito o que aprender com eles quando o assunto é controle do peso!

Mas antes é importante conhecer o básico do trabalho de fisiculturistas profissionais, que é o processo pelo qual passam para chegar a níveis incríveis de desenvolvimento e definição muscular, as duas etapas são:

  • Bulking: fase em que o principal foco é o desenvolvimento muscular (volume) e o ganho de peso, para isto os fisiculturistas adotam uma dieta extremamente rica em proteínas e carboidratos e exercícios essencialmente resistivos (com pesos). Com isto ganham muito volume muscular, porém também adquirem uma boa camada de gordura localizada (que dificulta muito a definição muscular). Esta é a fase que não deve fazer de forma alguma, afinal seu objetivo é emagrecer.
  • Cutting: nesta fase os fisiculturistas adotam uma dieta ainda rica em proteínas, porém relativamente pobre em carboidratos e gorduras. Sua rotina de exercícios ainda mantém exercícios resistivos, mas há diversos outros exercícios aeróbicos que são acrescentados a sua rotina, que é um dos fatores que faz com que percam toda a gordura localizada que se acumulou durante a fase anterior.

Há dois pontos iniciais a serem observados no que os fisiculturistas fazem para perder muito peso rapidamente (sem perder massa muscular nem debilitar sua saúde), sendo um uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, o outro é o aumento da quantidade de exercícios (o que comprova estarem saudáveis e bem alimentados mesmo na fase cutting).

Como Fazer um Cutting sem Ser um Fisiculturista?

É verdade que fisiculturistas vão realmente a extremos para queimar gorduras com a utilização de poderosos termogêicos, exercícios em séries intensas (insanas), alguns até mesmo levam seu corpo à beira de desidratação. A boa notícia é que poderá aplicar algumas das técnicas utilizadas por eles sem ir a extremos, veja as dicas a seguir!

Dieta das proteínas: irá precisar manter uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, o bom é que esta dieta já existe e inclusive é bastante conhecida. Nesta etapa um passo importante é conseguir diversos cardápios para dieta da proteína, assim garantindo que terá uma boa variedade de pratos para fazer sua dieta sem que ela se torne enjoativa.

Atividade aeróbica: isto ajudará consideravelmente a aumentar a quantidade de calorias que queima, assim obrigando seu corpo a mobilizar gordura localizada para gerar energia. Com uma dieta bem elaborada até é possível emagrecer sem fazer exercícios, porém além de emagrecer mais rápido com atividade física ainda estará fazendo um bem para sua saúde de um modo geral.

Suplementação: os suplementos mais utilizados por quem está de dieta são os termogênicos (queimadores de gordura), que inclusive só devem ser utilizados se estiver realmente mantendo uma rotina de exercícios. Mas vale lembrar que não são os únicos suplementos que podem te ajudar, veja a seguir algumas outras ótimas escolhas em suplementação alimentar para quem está fazendo dieta das proteínas.

Suplementos que Ajudam a Perder Peso sem Perder Massa Muscular!

Além dos termogênicos (que ajudarão diretamente na queima de gordura) existem outros suplementos alimentares que pode ajudar consideravelmente em sua dieta, são realmente muitos tipos de suplementos que poderiam ser colocados aqui, mas para simplificar vou citar 2 tipos de suplementos que realmente ajudarão muito.

Suplementos Ricos em Fibras: as fibras como o Fiber Control além de ajudar a regular os intestinos ainda ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que torna sua dieta mais agradável e fácil de ser mantida.

Suplementos Ricos em Proteínas: este tipo de suplemento não fará com que emagreça de forma direta, porém serão extremamente úteis para evitar que tenha diminuição de sua massa muscular durante a dieta, afinal que eliminar gorduras e não músculos. Suplementos indicados para isso são os BCAA’s e Whey Protein, uma dica especial é que existem algumas marcas de Whey Protein que já possuem BCAA’s em sua formulação, assim permitindo que tenha os melhores resultados com um único suplemento.

Outra coisa importante a saber é que estes suplementos citados não irão atrapalhar em nada sua dieta pois possuem níveis muito baixos de carboidratos e calorias, portanto poderá os adicionar a sua dieta sem medo de estar “saindo” da dieta!