vegetais-capa

As pessoas tentam diversos tipos de dietas com o intuito de perder peso, uma delas é a vegetariana. Se você pretende começar a perder peso usando essa dieta, aqui está um guia rápido com os benefícios e como você deve começar.

Melhorar a Saúde

Estudos mostram que os vegetarianos são mais propensos a ter um IMC saudável – índice de massa corporal – e são menos propensos a sofrer de obesidade, doença arterial coronariana, alguns tipos de câncer e hipertensão.

Por que é tão saudável? Por que vegetarianos evitam a carne (a principal fonte de gordura saturada em nossas dietas). Eles consomem mais gordura poliinsaturada, e uma menor quantidade de gordura no total.

Embora a palavra vegetariano é geralmente entendido como alguém que não come carne ou peixe, há outros tipos de vegetarianos: os que podem comer peixe (peixetariano) e os que evitam todos os produtos animais, incluindo queijo e ovos (vegano).


Contribuir com o meio ambiente

Embora isso não esteja diretamente relacionado com seu peso, é motivador saber que uma dieta vegetariana contribua com o meio ambiente.

Ao comer legumes em vez de carne, ou mesmo diminuir a quantidade de carne ingerida, irá reduzir sua pegada de carbono!

Por quê? Porque os animais criados para o abate também têm de comer vegetais ao longo de suas vidas. Ou seja, ao consumir legumes e vegetais você estará economizando muitos recursos!

vegetariano-miolo

Como começar sua dieta Vegetariana

Antes de tudo, é bom reforçar que você não tem de virar 100% vegetariano para se beneficiar dessa proposta alimentícia.

Basta cortar uma parte do seu consumo de carne diário e você poderá colher os efeitos positivos.

Por exemplo, você pode optar por comer carne três vezes por semana e manter uma dieta vegetariana o resto do tempo. Você descobrirá que isso por si só já resultará em um corte de calorias natural.

Contudo, ao adotar uma dieta vegetariana, tome cuidado para garantir ela seja equilibrada.

A principal preocupação consiste no fato de que os vegetarianos não consumem proteínas suficientes. Esta afirmação, no entanto, está longe de ser um fato, já que muitos legumes carregam consigo grandes quantidades proteicas, bem como o feijão e derivados de soja.


Lembre-se, apenas uma dieta vegetariana não fará você emagrecer. Pois você deve manter, antes de tudo, o controle de calorias ingeridas ao longo da dieta e praticar exercícios regulares, ok? 😉