alongamento
Alongamentos são bastante conhecidos de quem pratica esportes, podem e devem ser feito em conjunto com atividades esportivas assim como o aquecimento, o que nem todos sabem é que o alongamento por si só é uma atividade benéfica para sua saúde e bem-estar. Sempre faça alongamentos antes de ir malhar.
Ao fazer aulas de alongamento estará se prevenindo contra possíveis lesões musculares, tratando de alguns tipos de dores (geralmente ocasionadas por má postura) e ainda estará promovendo maior equilíbrio para seu organismo como um todo.

Existem diversos tipos de alongamento, porém para simplificar podemos os separar em 2 categorias, os que são feitos como complemento a atividades físicas e também os que são em si a atividade. Quando se trata de fazer apenas os alongamentos o principal objetivo é aumentar sua flexibilidade, equilíbrio e bem-estar.

A seguir poderá ver uma aula completa de alongamento em um vídeo com 30 minutos de duração, para acompanhar a aula basta ter um pouco de espaço livre, um colchonete para ginástica (ou tapete) e estar usando roupas confortáveis.

Vídeo da Aula de Alongamento!

Ao fazer aula de alongamento é muito importante que tome cuidado para não ocasionar lesões, são cuidados simples como respeitar seus limites de flexibilidade (que vai melhorar com o tempo), nunca forçar a musculatura com movimentos abruptos, iniciar e terminar cada movimento lentamente.

Nas primeiras vezes que fizer esta aula de alongamento irá precisar acompanhar as instruções, porém com o tempo isto já não será mais necessário, isto é bom para que possa criar um clima mais agradável no local com músicas de seu gosto, especialmente músicas para relaxamento são bastante indicadas.


Pessoas de terceira idade e gestantes também podem fazer alongamentos sem problemas, basta que estejam atentos aos sinais que seu corpo dará durante cada exercício, respeite seus limites e certamente terá ótimos benefícios com alongamentos. É importante ressaltar que mesmo quem já possui outras atividades esportivas (na academia ou em casa) poderá fazer aulas de alongamento, estas aulas não irão atrapalhar em nada sua atividade, muito pelo contrário irão ajudar a ter um desempenho ainda melhor.

Faça seus alongamentos e comente o que achou!