CAPA-Conheça os benefícios do azeite de dendê para a  sua saúde

Quem já teve a oportunidade de comer um acarajé ou uma moqueca com azeite de dendê sabe como esse óleo tem a capacidade de deixar a comida com um gosto bem especial e muito agradável ao nosso paladar.

Mas não é só para deixar a comida gostosa que o azeite de dendê pode ser usado. Você sabia que  o azeite de dendê pode ser usado como “arma secreta” para a contenção do apetite?!

É isso mesmo. Azeite de dendê ajuda a emagrecer e ainda dá aquele gosto no prato. Confira mais sobre esse ingrediente no nosso artigo de hoje.

O azeite de dendê, também conhecido como azeite de dendém ou óleo de palma é um óleo produzido a partir do fruto da espécie de palmeira “Elaeis guineensis” conhecida popularmente como dendezeiro.


Ele é um tipo de óleo bastante popular nas culinárias do Brasil e de Angola e se apresenta como o mais consumido no mundo, seguido pelos de soja e canola.

O azeite de dendê é um ingrediente indispensável na culinária afro-brasileira e é usado pra fazer pratos como o caruru, o vatapá, a acarajé, o bobó de camarão, o abará e outros.

Em Angola, o azeite de dendê é usado na preparação de pratos como a moamba de galinha.

Além da utilização na cozinha, o azeite de dendê também pode ser o substituto do combustível conhecido como óleo diesel, mas não é muito usado por ser muito mais caro do que o óleo diesel.

Ele também é usado na fabricação de sabão e de vela, serve como proteção de folhas de flandres e de chapas de aço, usado na fabricação de graxas para automóveis, na fabricação de lubrificantes e de artigos vulcanizados.

MIOLO-Conheça os benefícios do azeite de dendê para a  sua saúde

Azeite de dendê como um instrumento eficaz para ter uma dieta bem equilibrada

O azeite de dendê tem um efeito de contenção do apetite, ou seja, inibe o seu apetite e assim você consome menos calorias e emagrece mais rápido.

O consumo de forma regular deste óleo contribui ainda para a redução da circunferência abdominal e como ele ainda é rico em vitamina A, faz bem para a pele e para as mucosas (boca, ânus, vagina) e essa vitamina ainda tem extrema importante para uma boa visão e bom funcionamento dos órgãos reprodutivos dos seres humanos.

A vitamina A é uma boa forma de prevenir e combater a TPM – síndrome de tensão pré-menstrual – se tomada 10 dias antes do primeiro dia da menstruação.


Além disso, quando a vitamina A é combinada com uma reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos de forma regular, ajuda a emagrecer e perder barriga.

O azeite de dendê ainda haje como um ótimo antioxidante natural, pois além de eliminar calorias, o óleo ajuda na retardação do envelhecimento. Juntamente com esses benefícios, ele permite a redução do colesterol e atua como um ótimo anticoagulante do sangue.

Para incluir esse óleo, você pode usar este produto em alimentos crus, nas saladas, em peixes e em outras carnes. A quantidade ideal é usar pequenas gotas durante as principais refeições.