Benefícios da abóbora


São legumes deliciosos que ajudam a prevenir as doenças cardíacas, problemas de visão que aparecem com o avança da idade, a acne, e a inibir a fome e a vontade de comer, o que ajuda e muito a eliminarmos aqueles quilinhos indesejáveis.
Existe uma variedade enorme de abóboras, mas todas tem praticamente a mesma composição nutricional e propriedades benéficas. Tem poucas calorias, uma vez que aproximadamente 95% da sua composição é água.
Em 100 g de abóbora cozida somam 40 calorias, no máximo, 9,8 g de carboidratos, 1,2 g de proteína, 0,30 g de gordura e 1 g de fibra.

Principais nutrientes da abóbora.

Betacaroteno – Pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a melhorar a visão e ainda ajuda a amanter a pele sempre bem. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado.

Fibras – Rica em fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel pode ajudar a controlar os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.

Luteína – É fonte desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular (problemas de vista) e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.

Magnésio – A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).

Potássio – Diminui os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.

Tiamina - Vitamina do complexo B importante para o cérebro. Ajuda a melhorar a memória e o humor.

emagrecer de vez

Vitamina B6 – Rica nessa vitamina essencial do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.

Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.

Muitas opções

Como puderam ver na foto inicial existe uma variedade enorme de abóboras, além disso cada região do Brasil pode nomear de uma forma diferente e receitas sempre gostosas, são todas de baixas calorias cerca de 40 kcal em 100 gramas de abóbora, mas cuidado com o que vai acompanhar a abóbora, conheça algumas variações:

MENINA BRASILEIRA OU ABÓBORA DE PESCOÇO
É a mais comum no Brasil e a maior, chegando a pesar até 15 kg. É alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida. Pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. E, também, consumida crua, ralada fina, em saladas.

PAULISTA
Idêntica à brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5 kg. Também pode ser usada em sopas, refogados, chutney e doces variados.

MORANGA
Tem o gosto mais delicado e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas e a sua casca é um ótimo recipiente para sopas ou o conhecido Camarão na Moranga.

BRASILEIRINHA
Apresenta uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer, em refogados, quando apresenta uma polpa verde, ou madura, já com o interior alaranjado.

ITALIANA
É a tão conhecida abobrinha que fica ótima em pratos salgados, refogada, recheada e grelhada.

JAPONESA OU CABOTIA
Bem mais consistente e menos úmida, esta abóbora tem um sabor delicado. Ela é ideal e bastante usada principalmente na preparação de pratos salgados.

ABÓBORA DO CAMPO
Tem o formato de uma pêra imensa, com numerosas sementes. A polpa é alaranjada com sabor mais doce e um requisitado ingrediente para fazer doces, pães e bolos.

ABÓBORA ESPAGUETE
Também chamada de gília, é uma abóbora com um alaranjado mais pálido e que, depois de cozida, a sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Muito usada em pratos salgados.

Bookmark the permalink.

11 Comments

  1. adoro abobora e agora sabendo um pouco mais achei enterecante e vou acrecentala com mais frequancia no meu cardapio durante e depois da dieta obg pela dica humm deu ate vontade de come um pedacinho com cafe rsss como no tempo de crianca minha mae falava q comer abobora ficamos mais bonita e o cabelo crece rss


  2. :smile: OI! Gis !!
    Pois é amiga, se tivéssemos seguido tudo que nossas mães diziam….hoje talvez não estaríamos nessa luta. Mas se estamos vamos batalhar sempre.
    Continue sempre firme e não deixe de nos contar as novidades.
    Até
    Suzi


  3. :smile: OI! Antonia e Rôsangela !!
    Fico muito contente em saber que as dicas podem ajudar em alguma coisa. Pode ter certeza que estaremos sempre buscando novidades e prontos para te dar a maior força, batalhe sempre pelo que quer e nunca desanime. E continuem com a criatividade em alta.
    Conte conosco sempre e não deixe de nos dar notícias.
    Grande abraço
    Até
    Suzi

  4. é mesmo mto bom é fuciona…..


  5. :smile: OI! Andrea e Gildete !!
    Realmente amiga, além de gostosa a abóbora é um alimento que ajuda e muito no bom funcionamento do organismo.
    Obrigado por deixarem seus comentários.
    Até
    Suzi


  6. :smile: OI! Marilza !!
    Com certeza amiga, a abóbora ajuda e muito.
    Grande abraço
    Até
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>