figura-2-os-beneficios-da-bergamotaCombater vírus e auxiliar no funcionamento cardíaco de forma satisfatória são benefícios da bergamota

A bergamona, mexerica ou tangerina-cravo, é um fruto pertencente a família das tangerinas, a qual pertence também a satsuma e a comuns. Essa fruta tem origem não muito clara, pois não se sabe se é originária do Sudeste asiático ou do Sudoeste da China.

No mundo, temos como principais produtores de tangerina (que se refere a um grupo de frutas cítricas com características semelhantes) a China, a Espanha e o Japão.

Os benefícios dessa fruta já começam pela sua utilização por completa, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes. A bergamota pode ser consumida por inteiro “in natura” na sobremesa, ser usada apenas partes de seu gomo em vários tipos de doces ou usado seus gomos em meio a uma salada, usado as suas folhas é para fazer chás calmantes, e por fim, a sua casca pode ser usada para fazer doces e óleos essenciais.

As bergamotas são ricas em nutrientes e antioxidantes, sendo excelentes para a saúde.

Em cada 100 gramas da fruta podemos encontrar cerca de 53 calorias, 13 gramas de Carboidratos, 10 gramas de açúcar, 1 gramas de proteínas, 2 gramas de fibras, 2 miligramas de sódio, 166 miligramas de potássio e apenas 0,3 gramas de gorduras. Além disso, a bergamota é rica fonte de bioflavonóides (como o nobiletin), vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o cálcio, o fósforo, o potássio e o magnésio.

figura-1-os-beneficios-da-bergamota

Nas tangerinas em geral, a principal vitamina encontrada é a vitamina C, sendo esta responsável por ajudar a prevenir o envelhecimento precoce a aumentar a imunidade do corpo prevenindo contra vírus e bactérias e diminuindo o risco de contrair resfriados e outras doenças. As bergamotas também apresentam boa quantidade de vitamina A, responsável por aumentar a resistência à infecções em geral e ainda atuar como responsável pela manutenção de uma boa saúde dos olhos e da pele.

As bergamotas também apresentam boa quantidade de vitaminas do complexo B, responsáveis por fortalecem o nosso sistema nervoso e melhorar a forma como os impulsos passam pelo nosso corpo. Também há boa quantidade de fibras nas bergamotas, responsáveis por melhorar o transito intestinal, quantidades significativas de potássio, mineral que auxilia no funcionamento cardíaco de forma satisfatória e atua também como ator essencial na transmissão de impulsos nervosos.

Deve-se sempre optar pelo uso da fruta ao natural, pois assim, ela apresenta maior quantidade de fibras que irão auxiliar na absorção da glicose e no trânsito intestinal, diminuindo a constipação e consequentemente, o inchaço abdominal.

Devido a alta quantidade de frutose contida na bergamota, que pode contribuir com o  aumento de açúcar no sangue, os especialistas alertam que pessoas com diabetes devem ter cuidado quanto ao consumo em excesso dessa fruta, sendo orientado a ingestão diária de até duas unidades de bergamota.

Bergamota X Laranja

São frutas bem parecidas em questão nutricional e por isso, uma das maiores vantagens da bergamota em relação à laranja é a facilidade do seu consumo.

Aprenda 3 TREINOS Super Rápidos para Derreter Gordura em 4 Min!

Receba um Mini Curso Grátis com 3 Séries de Treino Super Intensas, Ideais para Queirmar Gordura Localizada. >>

Quase lá! Só falta acessar seu email e confirmar a inscrição. ;)