quinoa2
A Quinoa é amplamente consumida na região dos Andes, porém está a cada dia mais popular por todo o mundo devido a suas características únicas que a tornam um pseudo cereal, ou seja possui as mesmas características encontradas em diversos cereais mas com características de plantio diferentes. Entre diversas características que tornam a Quinoa tão popular vale destacar que é útil tanto para quem faz dieta com o objetivo de emagrecer como também para quem deseja ganhar massa muscular!

Entre seus benefícios a Quinoa apresenta boas quantias de proteínas, o que a torna útil tanto para quem deseja ganhar músculos como também para quem está fazendo uma dieta restritiva (evita perda de massa muscular). Além disso ainda é rica em cálcio, ferro, Ômega 3 e 6. Por possuir Ômega 3 e 6 é também um alimento que ajuda a manter a saúde cardiovascular e ainda a baixar o Colesterol, assim proporcionando uma vida mais saudável.

Ainda falando de benefícios para a saúde trazidos pela Quinoa vale lembrar que o consumo de Quinoa ajuda a fortalecer os ossos, e também ajuda a controla a hipertensão. Além disto ainda possui boas doses de vitaminas do complexo B e zinco, que também são importantes para a musculatura e sistema nervoso.

Onde Encontrar e Como Consumir Quinoa?

Quinoa pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e também em hipermercados (a maior parte deles possui uma área de produtos naturais). Caso more em uma cidade pequena e realmente não encontre vale lembrar que também existem lojas online de produtos naturais, desta forma poderá receber sua Quinoa pelos correios.


A Quinoa geralmente é vendida em pó (semelhante à farinha de aveia), mas também é possível a comprar com os grão inteiros. Para qualquer uma das duas formas que encontrar terá todas suas características nutricionais preservadas, ou seja não há perda de nutrientes no processo em que passa para se tornar um pó. As formas de consumo de Quinoa são diversas, entre elas as mais frequentes são:

Saladas: em saladas a forma mais utilizada é a de semente mesmo, mas caso desejar poderá utilizar a farinha de Quinoa sem problemas. Esta é uma forma interessante de tornar suas saladas ainda mais nutritivas.

Com iogurte: para quem costuma consumir iogurte no café da manhã uma excelente opção é acrescentar Quinoa, assim aumentando o teor de fibras, isto ajudará no fluxo intestinal e também a garantir a saciedade.

Em substituição à farinha de trigo: para quem deseja eliminar de uma vez por todas a farinha de trigo de sua dieta basta substituir por farinha de Quinoa. A facilidade para fazer isto é grande pois até mesmo a proporção é exata, 1 para 1, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo basta utilizar uma xícara de farinha de Quinoa.

Com sucos e vitaminas: para tornar seus sucos e vitaminas mais nutritivos e aumentar a sensação de saciedade destes poderá acrescentar 1 colher (sopa) de Quinoa à mistura. Esta é uma boa opção para repor as fibras que as frutas perdem quando estão em forma de suco.

Com frutas: uma excelente opção de lanche pós treino é consumir salada de frutas (carboidratos) com Quinoa (proteínas), assim fornecendo a seu organismo o que ele precisa naquele momento.

Não há nenhuma contraindicação para o consumo de Quinoa, porém o recomendado é que não se consuma mais de 2 colheres (sopa) por dia. O aumento desta quantia irá aumentar seu consumo calórico diário, pois em 100g de Quinoa há cerca de 336Kcal.

Quando comparamos Quinoa com outros cereais podemos ver que realmente é uma forma extremamente saudável de enriquecer a dieta, confira a tabela nutricional a seguir já com o comparativo entre Quinoa, trigo e aveia.


quinoa

Para Ganhar Músculos com Quinoa!

Entre diversos nutrientes que são necessário para o ganho de massa muscular a Quinoa possui 2 que são essenciais, sendo uma boa quantidade de calorias de boa qualidade (basta aumentar a dose de consumo) e proteínas (quantidades compatíveis com as do leite). Isto é uma excelente qualidade pois poderá ter boas doses de proteínas sem as gorduras que teria ao consumir leite para isso.

Quinoa também possui aminoácidos essenciais como valina, histidina, triptofano e isoleucina, que não são produzidos pelo organismo, ou seja precisam ser consumidos através da alimentação. Por estes motivos a Quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

Se estava em busca de algo simples para enriquecer sua dieta agora já sabe que a Quinoa é uma excelente opção, fácil de encontrar e de consumir!