aloe vera babosa
Créditos da foto gurrygudfinns

Aloe Vera é uma planta da família das Liliáceas que possuí inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas.

Chamada de “a planta da saúde e beleza”, tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos docurnentos fenícios.

Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas, mencionam as seguintes propriedades:

Inibidora da dor
Seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptores da dor) e interrompendo, de modo reversível, a condução desses impulsos. Além disso, reduz a dor também por possuir uma poderosa força antiinflamatória.

Anti-inflamatória
Aloe Vera tem uma ação similar a dos esteróides, como a Cortisona, mas SEM os seus efeitos nocivos colaterais, Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordidas de insetos e outros.

Coagulante
Por conter cálcio, potássio e celulose, a Aloe Vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras, que segura as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização. 0 cálcio é parte do sistema nervoso, o potássio da atividade muscular e a celulose da coagulação.

Queratolítico
Faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas.

Antibiótica
Sua capacidade bactericida e fungistática (antivirótica), elimina as bactérias (inclusive Salmonela e Estafilococos) que causam infecções, inibindo sua ação nociva.

Regenerador celular
A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose eclular (intercâmbio de líquidos), ajuda as células a manterem seu frágil equilíbrio interno e externo.

Energético e nutritivo
Uma das características de maior importâncía da Aloe Vera é que ela contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos. Contém também minerais, corno cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis ao metabolismo e à atividade celular.