CAPA-Benefícios do chá verde para sua saúde

O chá verde é um dos elementos mais presentes em dietas de emagrecimento, pois ele contém pouquíssimas calorias e traz muitos benefícios a saúde.

Ele tem gosto amargo, mas recompensa ter que fazer algumas caretas pelo bem que ele faz ao nosso organismo.

Além disso, apesar de ser saudável, é preciso ter certos cuidados na sua ingestão, como:

  • Consumir no mínimo, um litro de chá verde por dia para poder desfrutar dos benefícios totais dele.
  • Optar sempre pelo chá em folhas, pois ele é mais eficiente
  • Tomar cuidado com a ingestão dele por quem sofre de insônia, já que ele tem um razoável teor de cafeína e por isso não deve ser tomado depois das 16 horas.
  • Também não é recomendado que consuma o chá próximo às refeições, pelo fato de que ele é considerado um fitato e diminui a absorção de nutrientes de origem mineral, como o ferro e o zinco.

De acordo com um estudo realizado no Japão e publicado na revista “Obesity”, no ano de 2007, a ingestão de forma regular do chá verde, tende a diminuir a gordura corporal e também diminui a circunferência da cintura, ou seja, aquela barriginha que insiste em não sair.


Além disso, substância contidas no chá , como as catequinas e a cafeína, podem atuar como ampliador do efeito termogênico do organismo e assim aumenta o gasto calórico diário da pessoa.

MIOLO-Benefícios do chá verde para sua saúde

Confira agora 4 benefícios do chá verde para sua saúde:

BENEFÍCIO #1 – Tem ação anti-inflamatória e antioxidante

O chá verde tem ação anti-inflamatória e pode ajudar aqueles que tem doenças como a artrite reumatoide.

Os polifenóis catequina, dos quais o chá é cheio, contém altas quantidades de antioxidantes. Isso pode ser comprovado ao observar os chineses e japoneses, que consumem o chá verde regularmente e apresentam baixas taxa de doenças cardíacas em comparação com os outros países.

BENEFÍCIO #2 – Atua na recuperação muscular

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Baylor, EUA, os cientistas deram 1,2 mg de EGC (concentração mais alta de certos polifenóis, que ocorre no chá verde) ou placebos para todas as pessoas do estudo, durante duas semanas.

Depois desse período, os voluntários se submeteram a treinos exaustivos e constatou-se que, as pessoas que usaram 1,2 mg de EGCG, tiveram menos destruição de células musculares e menos cansaço durante o exercício.

BENEFÍCIO #3 – Diminui o colesterol ruim

O chá verde traz proteção ao coração e esses benefícios do chá verde para o coração se devem, principalmente, a alta concentração de polifenóis. Essa substância atua bloqueando a absorção do colesterol no intestino e assim diminui o colesterol ruim.

BENEFÍCIO #4 – Previne o envelhecimento precoce e doenças como o câncer

O chá-verde apresenta altas concentrações antioxidantes, esses elementos auxiliam as células do corpo a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e danos aos órgãos do corpo humano.