Benefícios do Óleo de Coco na Dieta!

Quando falamos em dieta para emagrecer geralmente uma das coisas que queremos distância além das calorias são as gorduras não é mesmo? Bem, saiba que nem todas as gorduras são realmente um problema para sua dieta e também para a sua saúde, um excelente exemplo disto pode ser visto no óleo de coco.

Um dos motivos porque o óleo de coco virou uma verdadeira moda no mundo da dieta é porque óleo de coco emagrece! Um estudo feito na Universidade de Columbia nos Estados Unidos mostrou que as pessoas que consumiram este óleo não apenas apresentaram perda de peso mas também apresentaram uma perda 7 vezes mais acentuada de gordura da barriga do que os outros participantes deste teste.

Pode parecer estranho pensar que uma gordura tem a capacidade de ajudar a emagrecer, mas no decorrer deste artigo terá facilidade para entender porque isso acontece, assim como também ficará claro que além de emagrecer ainda terá mais disposição para as tarefas do dia a dia e/ou prática de esportes.

Por que Óleo de Coco Emagrece?

Um dos fatores que faz com que o óleo de coco ajude a emagrecer é devido ao tipo de gordura fornecida por ele, esta gordura retarda o esvaziamento gástrico, com isto faz com que a sensação de saciedade dure por mais tempo. O óleo de coco é uma rica fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), que é um tipo de gordura de fácil absorção pelo organismo, com isto o corpo é capaz de produzir energia rapidamente, sendo assim é um tipo de gordura que não tende a ser estocada pelo corpo.

Apenas com estes dois fatores a respeito do óleo de coco já fica claro que realmente é um grande aliado da dieta, afinal ao ter menos fome ficará mais fácil manter uma dieta de baixas calorias e por ser um tipo de gordura que é facilmente transformada em energia ficará mais fácil ter disposição no dia a dia e nas atividades físicas.

Mas os benefícios do óleo de coco não param por aí, ele também é um alimento termogênico (faz queimar mais calorias), portanto mais uma vez é indicado para quem deseja emagrecer. Com isto já é um alimento incrível não é mesmo? Sim, mas ainda tem mais vantagens contidas no óleo de coco, ele também tem ação:

  • Antibacteriana
  • Antifúngica
  • Antiviral
  • Antiprotozoária

Como pode ver ter a presença do óleo de coco na dieta não é apenas uma questão de emagrecimento, mas também de saúde, ele atua de uma forma bastante abrangente no organismo promovendo mais saúde, o que é bem diferente de outros tipos de óleo que estamos acostumados a usar no dia a dia.

Benefícios do Óleo de Coco na Dieta!

Qualquer Óleo de Coco Serve para a Dieta?

Estas características são encontradas apenas em óleo de coco extravirgem, existem a venda alguns óleos que até possuem óleo de coco, porém já não é sua versão pura e de maior qualidade, portanto no momento de comprar verifique se realmente se trata de óleo de coco extravirgem.

Além de poder utilizar este óleo em substituição ao óleo de soja (o mais usado) também poderá o adquirir em cápsulas que são vendidas geralmente em casas de produtos naturais, lojas de suplementos alimentares e até em algumas farmácias é possível encontrar. O único risco de optar pelas cápsulas é que deve lembrar de diminuir a quantidade de óleo utilizada para cozinhar, afinal o ideal é substituir.

Lembre-se, embora o tipo de gordura do óleo de coco seja TCM ainda assim se trata de gordura saturada, portanto evite excessos se deseja ter bons resultados em sua dieta e manter a saúde em dia.