CAPA-O que é o BOTOX, como ele haje no organismo e preço  da aplicaçãoCom o passar dos anos, o corpo tende a perder substâncias que dão a elasticidade e o vigor a pele quando jovem, como elastina, colágeno entre outras substâncias.  Por isso, durante o envelhecimento, há o surgimento de marcas de expressão causadas por situações adversas que a pele foi exposta durante os anos de vida da pessoa.

Para muitas pessoas, o aparecimento dessas marcas é algo tão ruim que pode atingir até mesmo até mesmo o seu psicológico e levar ao surgimento de doenças como a depressão.

Para aumentar a auto-estima ou por questões de trabalho, o BOTOX tem sido bastante usado no retardo dessas marcas de expressão e se tornou bastante famoso. Mas muitos só conhecem o nome e tem curiosidade de saber mais sobre a sua ação no organismo e preço do BOTOX. Confira tudo isso nesse artigo!

A substância popularmente conhecida como BOTOX é a toxina botulínica, uma toxina produzida naturalmente pela bactéria chamada Clostridium botulinum.


Essa bactéria é a mesma causadora da doença botulismo, doença que já teve surtos registrado no Brasil, como no ano de 2011, no estado de Santa Catarina, quando 7 pessoas passaram mal ao comer uma mortadela com cubos de toucinho, onde havia a presença da bactéria Clostridium botulinum no produto.

Mas calma! Mesmo que a toxina botulínica usada na fabricação do BOTOX, venha da mesma bactéria causadora da doença botulismo, a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não provocam a doença e a sua aplicação em procedimentos estéticos, está aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 1992.

O BOTOX tem efeito tensor sob a pele e paralisa parcialmente ou totalmente a ação muscular naquele local, mesmo objetivo de muitos cremes. Porém o BOTOX mostra resultados imediatos na suavização das rugas e linhas de expressão na região da face ou em outros locais.

Por isso, em comparação aos cremes para rugas e linhas de expressão, o BOTOX costuma trazer resultados mais visíveis e rápidos ao paciente.

MIOLO-O que é o BOTOX, como ele haje no organismo e  preço da aplicação

O que o BOTOX faz no organismo?

Ao ser injetada nas marcas de expressão, a toxina botulínica industrializada (BOTOX) irá atuar como um bloqueador neuromuscular, isso quer dizer que, o toxina atua bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, de parcial ou total.

Mas, apesar do que muitos pensam, o efeito de bloqueio causado pela aplicação da toxina é irreversível, porém temporário e depois de algum tempo o próprio organismo constrói novas vias de transmissão entre o neurônios e os músculos.

Assim, a aplicação de BOTOX deve ser refeita depois de um período determinado pelo médico que fizer a as aplicações, para garantir os resultados por mais tempo.

Contraindicações do BOTOX

A aplicação de BOTOX é contraindicado para pessoas que tenham alergia a qualquer componente de sua formulação, para portadores de doenças neuromusculares, para mulheres grávidas ou em amamentação, para portadores de doenças  imunológicas ou com algum tipo de coagulopatias.


Qual o preço médio das aplicações de BOTOX

O valor cobrado por cada aplicação de BOTOX depende bastante de cada região e país onde ela será aplicada, além das condições. Em geral, no Brasil, os preços giram em torno de R$ 500 até R$ 1000.