CAPA-Cafe de cevada vale a pena

Um dia desses, eu estava no curso de culinária saudável e me deparei com a seguinte afirmação da professora “Eu substitui o café tradicional pelo café de cevada, é bem melhor!”.

Nunca tinha ouvido falar sobre esse café de cevada, logo associei a cerveja que é feita de cevada e isso me implantou a dúvida ” Se a cerveja faz mal, por quê o café de cevada não faria mal também?”.

Bom, decide ir procurar mais sobre o café de cevada e ver se ele realmente valia a pena. O resultado dessa pesquisa está nesse artigo. Acompanhe!

O que é café de cevada?

Esta é uma preparação feita com os grãos de cevada torrados e moídos, que dão origem ao café de cevada, com características estéticas muito próximas a do café tradicional e considerado o melhor substituto deste.


O grande benefício do café de cevada é o fato de não conter cafeína e por isso pode ser tomado por todas as faixas etárias sem fazer nenhum malefício à saúde da pessoa.

Para fazer o café de cevada é necessário que a cada meio litro de água, se adicione duas colheres (de sopa) do pó da cevada que foi torrada e moída.

Ao levantar fervura, misture bem e coe, ou seja, o mesmo processo do café tradicional. Ele também pode ser servido puro, com leite, adoçado com açúcar demerara, mascavo ou açúcar comum.

Por que usar café de cevada em vez do café tradicional?

O café tradicional tem grandes quantidades de cafeína. Nós não podemos negar que a cafeína possui algumas propriedades benéficas para o organismo humano, mas o grande problema é que a cafeína vicia e algumas pessoas tem alergia a cafeína. Doses altas de cafeína pode provocar tremores involuntários, aumento da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca.

Já o café de cevada, além de não apresentar a cafeína em sua composição, tem ação antioxidante (inibindo o aparecimento de câncer e doenças cardiovasculares).

É um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, muito importantes para a formação dos ossos, liberação de energia dos músculos, ajuda a proteger as células e o organismo todo (agindo como um antioxidante) e contém grandes quantidade de fibras.

MIOLO-Cafe de cevada vale a pena

A cevada é um alimento funcional!

Os integrais em geral estão na categoria dos alimentos funcionais, ou seja, os alimentos que são mais saudáveis para o ser humano e essenciais para a boa saúde. Isso se deve ao fato do cereais integrais terem alto teor de fibras e a sua utilização dentro de uma dieta equilibrada ajudar no funcionamento do intestino, na redução do colesterol e na diminuição dos risco de contrair algumas patologias.

Além desses benefícios, como já sabemos, a ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso, pois ela promove o melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e promove a sensação de saciedade na pessoa por mais tempo.