Todos sabemos que o caldo de cana (que é uma delícia) possui seu teor de glicose bastante semelhante ao do açúcar, justamente por isso a maior parte das pessoas que faz dieta simplesmente não consome nada de caldo de cana, mas será que ele engorda mesmo? Não traz nenhum benefício para sua dieta? É exatamente isso o que vai descobrir aqui neste artigo, certamente vai se surpreender com as qualidades do caldo de cana.

De um modo geral é possível afirmar que sim, o caldo de cana pode sim fazer você engordar caso o consuma em excesso ou mesmo se não estiver fazendo dieta, afinal para cada copo de 300 ml de caldo de cana estará adicionando cerca de 233 calorias em sua dieta. Esta quantidade de calorias por si só não representa um grande risco para a dieta, especialmente se você estiver fazendo tudo certinho com uma dieta equilibrada e atividade física.

Agora que já sabemos que o fator “calorias” não é o mais perigoso no caldo de cana é importante observarmos outro que também pode trazer problemas para a dieta, que é o índice glicêmico, quanto mais alto for maiores os picos de insulina e consequentemente mais acabamos engordando. Apesar de o caldo de cana possuir diversas similaridades com o açúcar seu índice glicêmico é menor, sendo de 43 o IG do caldo de cana, sendo assim o correto a dizer sobre o caldo de cana é que ele não engorda sempre, vai depender muito de outros fatores.

Benefícios do Caldo de Cana para sua Saúde!

Como já deve saber ao fazer uma dieta não deve considerar apenas quantas calorias está cortando de sua dieta, mas também o quanto de nutrientes essenciais os alimentos estão lhe oferecendo juntamente com as calorias. De um modo geral sempre deve buscar o máximo de quantidade e variedade de nutrientes com o mínimo de calorias, desta forma estará mantendo uma alimentação funcional e saudável em sua dieta para emagrecer.


Um dos primeiros benefícios que não devemos deixar de observar é que em apenas 1 copo de caldo de cana estaremos tendo uma boa quantidade de diversas vitaminas e minerais, que são: vitamina A, C, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6), isso sem contar os minerais como Zinco, Ferro, Cálcio, Manganês, Fósforo, Potássio e outros. Todas estas vitaminas e minerais em uma dose com 233 calorias (copo de 300 ml) em uma dieta equilibrada é certamente uma excelente opção.

Como o objetivo de uma dieta não é apenas emagrecer mas também cuidar da saúde é importante citar que o caldo de cana possui um poderoso efeito antioxidante, portanto ajuda a combater os radicais livres e consequentemente proporcionando maior longevidade para suas células.

Mais Energia para os Exercícios com Caldo de Cana!

Como dito no início do artigo para emagrecer não basta fazer dieta, o ideal é que também mantenha atividades físicas regulares e para isso irá precisar de boas fontes de energia para fazer seus exercícios da forma correta. Em cada 100 ml de caldo de cana temos cerca de 18,2g de carboidratos, que a principio pode parecer assustador, porém se você mantém uma boa rotina de exercícios na verdade é exatamente o que precisa.

Agora que já sabe que o caldo de cana não é necessariamente um vilão para sua dieta, pode rever seu cardápio e adicionar o caldo de cana em alguns dias mais quentes, afinal um bom caldo de cana gelado com limão (termogênico) é uma delícia e irá te dar algumas vitaminas, minerais e energia para seus exercícios.

Outra dica que também pode ajudar a emagrecer tendo caldo de cana na dieta é que ele combina muito bem com frutas cítricas, sendo assim poderá misturar caldo de cana e suco de frutas cítricas em partes quase iguais e terá sucos deliciosos já adoçados devido ao açúcar do caldo de cana!