CAPA-Quais os benefícios da prática de canoagem  slalomA canoagem slalom  é um dos esportes olímpicos que estarão nas olimpíadas de 2016,

Ela nasceu em 1932, inspirada em provas de descida de ski na neve e teve a sua primeira competição da modalidade disputada na Suíça, em 1933.

Como esporte no programa olímpico oficial, a canoagem slalom estreio na edição de Munique – 1972 – ficando fora das edições entre 1976 e 1988 e retornando nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, em 1992.

A canoagem slalom é um esporte que exige bastante conhecido de técnicas e aperfeiçoamento dos seus participantes, por isso nem todos podem pratica-lo inicialmente.


Mas se você já tiver uma rotina na prática de esportes, a canoagem slalom é uma ótima opção para quem busca grandes benefícios a saúde, em especial, para quem quer melhorar a circulação do sangue, respiração e ganhar massa muscular nos membros superiores.

A canoagem slalom é um esporte praticado sobre a água, onde o atleta irá remar em canoa ou caiaque, durante um percurso em corredeira (seja ele natural ou artificial) e onde todo o percurso é delimitado por balizas que não devem ser derrubadas nem encostadas pelo caiaque, ganhando o atleta que cometer menos penalidades durante o menor tempo possível.

MIOLO-Quais os benefícios da prática de canoagem  slalom

Com a canoagem slalom é possível desenvolver todas as capacidades físicas de um atleta, como  velocidade, resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, coordenação motora, agilidade, potência, equilíbrio e precisão e muitos outros benefícios.

A prática da canoagem slalom também demonstra ter bons resultados na liberação do stress e é uma ótima opção para descarregar as tensões acumuladas durante a nossa rotina diária.

Esse controle do stress acontece devida a liberação da substância endorfina, principal substância responsável pela sensação de bem-estar,  que acontece durante a prática da modalidade e que, uma vez no organismo, pode agir até como antidepressivo.

Trabalhar os principais grupos de músculos do corpo em apenas uma prática esportiva, é o que torna a canoagem slalom um dos esportes mais completos quando tratamos em trabalho muscular e definição muscular.

Essa modalidade trabalha os músculos os abdominais, os músculos das pernas, e especialmente, os músculos das costas e os músculos dos braços.

A canoagem slalom é um esporte ainda pouco divulgado no Brasil e por isso, grande parte das pessoas que não estão ligadas aos esportes aquáticos nem o conhecem.


Com o sucesso que a equipe brasileira de canoagem slalom teve nos Jogos Pan-Americanos 2015, em Toronto – Canadá – onde o grupo conquistou todos os pódios da competição nessa modalidade, e estimulados pela Olimpíadas 2016 começou a se falar mais sobre o esporte aqui no brasil.

Desafio e adrenalina são marcas dessa modalidade de esporte. Então, para quem quer um esporte que desenvolva todas as capacidades físicas e ainda “fuja” totalmente da rotina, a  canoagem slalom é o ideal.