cardapio-1500-calorias
Pensar que uma dieta precisa ser necessariamente radical e possuir uma quantidade extremamente baixa de calorias é um erro, para a maior parte das pessoas que precisa emagrecer uma dieta com cerca de 1500 calorias ao dia e atividades físicas são mais do que suficientes para chegar ao peso ideal. Ter uma dieta menos radical além de permitir a prática de atividades físicas sem maiores dificuldades ainda trará 2 benefícios imediatos, que são:

  • Mais vitalidade no dia a dia mesmo durante a dieta
  • Não passará fome, terá a impressão de que nem mesmo está fazendo uma dieta (mas cuidado para não abusar)

A simples redução de 2000 (ou bem mais em alguns casos) calorias para 1500 calorias por dia já deixará seu corpo com 500 calorias a menos do que está “acostumado”, com isso para gerar energia para as tarefas do dia a dia irá recorrer à gordura localizada para gerar energia. É justamente por isso que sempre se recomenda o consumo de boas fontes de proteínas durante a dieta, para evitar que o corpo use aminoácidos dos músculos para gerar energia (o que levaria a ter perda de massa muscular).

Para evitar ter este problema (principalmente se possui atividade física regular) poderá fazer uma suplementação alimentar com Whey Protein ou BCAA’s, qualquer um dos dois irá ajudar a contornar este problema. Uma dica extra é para usar Whey que já tenha BCAA’s em sua composição, assim estará fazendo uma suplementação mais completa e eficaz.

Perder Peso Rápido Não é o Melhor Caminho!

Um cardápio de 1500 calorias não é o tipo de cardápio que fará com que emagreça rápido, isto é justamente um de seus maiores benefícios pois emagrecer rápido demais não é bom para a saúde e também geralmente leva seu corpo a recuperar o peso que foi perdido. Por ir emagrecendo gradualmente seu organismo terá tempo suficiente para se habituar com a nova dieta, assim equilibrado seu metabolismo.


Com uma dieta mais lenta também terá tempo suficiente para se adaptar a novos hábitos alimentares, isto é fundamental para o sucesso de qualquer dieta, não adianta nada emagrecer e depois que sair da dieta voltar para uma rotina alimentar desregrada e repleta de alimentos que farão com que ganhe peso novamente. Lembre-se de que se alimentar bem não é uma questão de estar ou não em uma dieta, mas sim de escolha, mesmo com um cardápio com mais calorias é possível fazer boas escolhas e ter uma alimentação de boa qualidade.

Quando estiver ou não de dieta na verdade não deve haver alterações no que comer, mas sim na quantidade de comida, mesmo após a dieta deverá continuar optando por integrais, cereais, evitar farinhas e açúcares refinados brancos, consumir frutas, verduras e legumes. Este é o caminho não apenas para chegar a seu peso ideal mas também para uma melhor qualidade de vida e mais saúde.

Cardápio Completo (6 Refeições por dia) de 1500 Calorias (3 opções)!

A seguir poderá conferir o cardápio completo, para cada uma das 6 refeições do dia terá 3 opções, assim tornando este cardápio útil para diversos dias de dieta, basta ir variando as opções em cada dia e terá uma excelente alimentação sem ter que repetir com muita frequência cada refeição.

Café da manhã

  • Opção 1: banana com aveia e 1 pote de iogurte (desnatado).
  • Opção 2: 1 fatia de pão light com queijo branco, 1 xícara de chá verde e 1 banana.
  • Opção 3: 2 bolachas água e sal (integrais) e vitamina de iogurte (desnatado) com morango.

Lanche da manhã

  • Opção 1: 1 maçã e 1 iogurte (desnatado).
  • Opção 2: 1 banana, 2 torradas (integrais) e 1 barra de cereais (light)
  • Opção 3: 1 torrada (integral) com requeijão (light) e 300ml de suco de limão (com adoçante).

Almoço

  • Opção 1: 2 colheres (sopa) de cenoura cozida, 2 colheres (servir) de arroz integral, 1 concha de feijão, 2 colheres (sopa) de vagem cozida, lentilha e salada verde à vontade, 1 filé de peixe grelhado (100g).
  • Opção 2: 1 colher de salada de alface, tomate, cenoura ralada, morango e melancia, 2 colheres de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 colher (sopa) de grão-de-bico, 1 omelete sem óleo com rúcula e ricota.
  • Opção 3: 2 colheres de arroz integral, 1 filé de carne (magra) grelhada, 1colher (sopa) de cenoura cozida, 2 colheres (sopa) de brócolis no vapor, 1 concha de feijão e lentilha.

Lanche da tarde

  • Opção 1: 1 laranja.
  • Opção 2: 1 pêssego e 2 nozes.
  • Opção 3: 1 banana-maçã e 2 torradas integrais.

Jantar


  • Opção 1: 1 prato de salada de espinafre no vapor, 1 colher de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 colher (sopa) de brócolis cozido e 1 filé de frango grelhado.
  • Opção 2: 1 colher de arroz integral, 1concha de feijão, 1 prato de salada verde temperada com azeite, 2 colheres (sopa) de brócolis no vapor, 1 lata de atum (light) salpicada com maionese (light).
  • Opção 3: 1 prato de salada de alface e pepino, 1 colher de arroz integral, 1 filé de frango grelhado, 2 colheres de brócolis, espinafre e cenoura no vapor.

Ceia

  • Opção 1: 300ml de suco de abacaxi.
  • Opção 2: 4 morangos.
  • Opção 3: 3 colheres (sopa) de Granola light.