Em A Arte da Guerra, Sun Tzu escreve: “Conheça o inimigo e conhece-te a si mesmo; em cem batalhas você nunca vai estar em perigo”.

Este conselho vence as batalhas, não só no campo, mas também em sua pele. Então, se você não deseja estar em perigo em sua luta contra a acne, você deve compreender bem quem está enfrentando e o que está prestes a encontrar.

Muitos sites retratam a acne como algo bem simples. Eles podem afirmar que é causada por toxinas que saem da pele ou congestionamento no cólon. Mas a verdade da questão é que a acne é extremamente complicada.

E quando você compreender todos os fatores que entram no processo do surgimento de uma espinha na sua pele, será fácil ver por que muitas soluções simplesmente falham.


Nesse artigo eu quero dar uma visão ampla das causas complexas por trás da acne. E através dessa compreensão você pode desenvolver estratégias eficazes para derrotá-la.

Clique Aqui e Conheça um Método Natural e Revolucionário para Tratar a Acne!

Genes e Espinhas

Qualquer discussão sobre as causas da acne deve incluir genes.

Porque não há como fugir do fato de que os genes que você herdou de seus pais influenciam sua pele. Na medida em que ter um parente de primeiro grau com acne aumenta o risco de adquiri-la em 4 vezes.

Agora, não há “gene da acne” que cause diretamente sua condição de pele. Em vez disso, os genes alteram a fisiologia da sua pele para ser muito mais sensível a hormônios e inflamação. Estes então levam a poros bloqueados e por fim, espinhas.

Você não pode mudar as cartas que recebeu, mas se jogar corretamente pode atenuar os danos e provavelmente limpar a sua pele. Por exemplo, existem remédios tópicos que contrariam o efeito dos genes na sua pele.

Hormônios e a Acne

Toda acne é acne hormonal. Isso porque os hormônios afetam todos os fatores que entram em fazer uma espinha. Esses incluem:

  1. O aumento da produção de sebo
  2. Aumentar o crescimento de células da pele
  3. Evitar a separação de células da pele após a morte

 

O Aumento da Resposta Inflamatória a Bactérias P. Acnes

Os hormônios culpados são chamados andrógenos. Eles são hormônios sexuais masculinos dos quais a testosterona é o mais amplamente conhecido.


Além dos andrógenos, a insulina e fator de crescimento semelhante a insulina tipo 1 (IGF-1), também estão implicados na acne. Embora estes hormônios tenham um efeito direto sobre a pele, eles aumentam os danos que os andrógenos causam.

Pacientes com acne têm níveis semelhantes desses hormônios aos que têm pele limpa. O que é diferente é o quão sensível a pele propensa a acne é a esses hormônios, graças aos genes.

Até onde se sabe, a dieta não afeta muito os níveis de hormônios andrógenos que causam a acne. Mas a dieta e estilo de vida são as unidades principais por trás dos níveis de insulina e IGF-1. E porque estes hormônios 1) aumentam os níveis de andrógenos e 2) tornam a pele mais sensível aos andrógenos, equilibrá-los inicia o longo caminho no sentido de limpar a sua pele.

→ Conheça Aqui um Método Natural e Revolucionário para Tratar Espinhas!

 

Inflamação

A inflamação é a resposta do sistema imunológico à lesão e infecção.

Temos que distinguir entre dois tipos de inflamação: inflamação local na pele e inflamação sistêmica, que afeta todo o corpo.

 

Inflamação Local na Pele

Quando o sistema imunológico ataca as bactérias colonizadoras num poro bloqueado, cria inflamação local na pele. Isso transforma o poro bloqueado inofensivo em um cisto vermelho e doloroso.

Por causa da influência genética, pacientes com acne têm uma forte resposta imunológica excessiva à bactéria inofensiva P. Acnes. Os hormônios andrógenos ampliam ainda mais esta resposta inflamatória.

As bactérias não são a única fonte da inflamação local. Coisas como as seguintes também aumentam a inflamação e, possivelmente, desencadeiam acne:

  • A exposição a excesso de radiação UV do sol. Note que um pouco de luz solar é bom para sua pele, mas em excesso pode causar danos reais.
  • A exposição à fumaça e outros poluentes atmosféricos.
  • O uso excessivo de produtos de tratamento de acne com produtos químicos (tais como peróxido de benzoíla).
  • A exposição a ingredientes irritantes em produtos de cuidados pessoais (para aqueles cuja pele é sensível a eles).
  • A inflamação local pode tanto desencadear quanto agravar a acne. Não há nenhuma maneira que você possa evitar tudo isso, e é por isso que você deve usar alguns tratamentos anti-inflamatórios tópicos.

→ Conheça Aqui um Método Realmente Revolucionário para Solucionar a Acne!

 

Inflamação Sistêmica

A inflamação sistêmica, por outro lado, afeta todo o corpo. Imagine minúsculos fragmentos de vidro flutuando em sua corrente sanguínea e, enquanto eles flutuam, eles fazem milhares de pequenos cortes nos vasos sanguíneos, por todo o corpo.

Isso é algo semelhante ao efeito da inflamação sistêmica. Mas, em vez de ser causado por fragmentos de vidro, as micro-lesões são causados por radicais livres e outras substâncias químicas inflamatórias.

A partir de estudos, sabemos que pacientes de acne estão sob maior carga de inflamação sistêmica e eles têm baixos níveis de vitaminas antioxidantes quando comparados com aqueles com pele saudável.

Além disso, há uma boa razão para acreditar que a acne parece piorar com o aumento da inflamação sistêmica.

Nós ainda não temos uma boa explicação sobre como a inflamação sistêmica agrava a acne. É possível que uma maior inflamação esgote ainda mais os preciosos antioxidantes, que, em seguida, deixam a pele vulnerável a mais inflamação e erupção de espinhas.

Felizmente você tem um monte de controles sobre os níveis de inflamação sistêmica, uma vez que em grande parte se resume ao que você come e como você vive sua vida. Coisas como estas influenciam a inflamação sistêmica:

  • Saúde intestinal (vinculados ao estresse e dieta)
  • Equilíbrio dietético de ômega 3/6A ingestão de nutrientes inflamatórios e anti-inflamatórios
  • Comer alimentos aos quais são alérgicos ou sensíveis (sensibilidade silenciosa ao glúten explica por que o trigo causa problemas para muitos pacientes com acne)
  • Tensão e equilíbrio emocional
  • Sono
  • Tabagismo e qualidade do ar
  • Então o que isso quer dizer?

A acne é causada por uma mistura complexa de genes, desequilíbrio hormonal e inflamação, cada um dos quais é um tema complicado por si só.

Não há nenhuma maneira de abordar qualquer um deles com soluções simples e não estamos sequer falando de seu efeito combinado.

O que eu estou dizendo aqui é que não há soluções simples e você não deve esperar nenhuma. Mas a situação está longe de ser impossível.

Se você quer curar acne com um tratamento que abrange tudo o que falamos aqui, clique aqui e confira o Zero Acne (RECOMENDADO!).