figura-1-cha-de-hamamelis-emagreceAlém de ter ação adstringente, hemostática e vaso protetora, o chá de Hamamélis emagrece de verdade. Os benefícios do consumo de chás já é bastante conhecido de culturas antigas como a inglesa, japonesa e indiana. Na Inglaterra tem-se a tradição e tomar o “Chá das cinco”, tradição que começou no país desde 1662 e caiu nas graças do povo a partir do século 19 por causa de influencia de monarcas.

Na Índia e Japão, os chás ganharam um carácter mais curativo e hoje temos vários chás na medicina terapêutica que vieram dessas culturas, como o Masala Chai, o Darjeeling e o Matcha.

Nos últimos anos, um chá veio ganhando destaque na medicina curativa, chá este produzido com a planta chamada de Hamamélis.

A Hamamélis, também conhecida como Hamamelia e Avaleira de Bruxa, é uma planta de origem norte americana, que foi bastante consumida pelos índios americanos e levada para a Inglaterra em 1736, desde então seu uso tem se expandido cada vez mais para fins medicinais e culinários.


A mais nova descoberta sobre a planta é que o uso do chá de Hamamélis emagrece, desintoxica o corpo e ainda previne doenças.

Uso na pele!

Além do chá de Hamamélis emagrecer, as cascas, folhas e frutos de planta são comumente usadas em remédios para lesões na pele como, queimaduras na pele, varizes, eczema, queimaduras na pele, couperose, sangramento de feridas, tratamento de cortes e hemorroidas, devido a sua ação venotônica, adstringente, hemostática e vaso protetora.

Esses benefícios estão relacionados à boa concentração de taninos que chegam a compor até 12% da casca da árvore e são responsáveis por provocar a precipitação proteica, o que torna a epiderme mais segura e provoca uma vasoconstrição responsável por diminuir as hemorragias.

Além da produção de produtos de higiene pessoal e ser indicada pelos médicos para o tratamento de varizes, problemas circulatórios, pernas cansadas, picadas, inflamações oculares e até problemas circulatórios.

Mas porque o chá de Hamamélis emagrece?

O que acontece é que o chá ajuda a reduzir o inchaço corporal, acabando com a retenção de líquidos e acelerando o metabolismo, isso acaba potencializando os efeitos do emagrecimento de uma pessoa que segue uma dieta saudável, ainda auxiliando na eliminação de gorduras e aumentando a saúde.

figura-2-cha-de-hamamelis-emagrece

# Receita do Chá de Hamamélis #

O uso do chá de Hamamélis emagrece até 2kg em 1 mês e é super fácil de preparar.

→ Ingredientes


  • Duas colheres de chá de folhas secas (aproximadamente 2g)
  • Uma xícara ou 150 ml de água
  • 1 colher de chá de mel (opcional)

→ Modo de preparo

  1. Coloque os 150 ml de água com as duas colheres de chá de folhas secas (aproximadamente 2g) em um recipiente e leve ao fogo médio
  2. Espere até chegar a fervura, deixe por mais dois minutos e então desligue
  3. Quando ficar morno, coe e consuma uma xícara de chá por dia.
  4. Você pode consumir sem açúcar ou adicionar uma colher de chá de mel

Contraindicações e reações adversas

Não deve-se consumir mais de 1 xícara por dia, pois em excesso, o chá de Hamamélis emagrece a mesma quantidade e ainda pode provocar distúrbios gastrointestinais como náuseas e vômitos, ou até afetar o fígado e os rins.

Também é contraindicado o consumo da planta para gestantes ou mulheres em fase de lactação.