Climatério – Como diminuir os sintomas da menopausa e ficar de bem com a balança

menopausa climatérioIrritabilidade, insônia e ondas de calor, os famosos fogachos, seriam apenas alguns sintomas de quem está no chamado climatério, que seria o período pré-menopausa. Este é um processo natural da vida de qualquer mulher, mas incomodar bastante o dia a dia. Todos os sintomas e as consequências da carência hormonal podem ser tratados, com a orientação médica, ou seja, a substituição dos hormônios, que antes eram produzidos pelos ovários,seriam administrados através da pele (adesivos transdérmicos), por via oral (comprimidos) e, mesmo, por injeções intramusculares.
Estes sintomas normalmente começam a aparecer aos 40, 45 anos, mas existe a possibilidade de surgirem antes.  Então quanto mais cedo começar a ter uma boa alimentação menos problemas terá.

Cuide de sua alimentação

- Faça suas pequenas e variadas refeições ao longo do dia, comer em excesso pode prejudicar em todo organismo e e aumenta o acúmulo de gordura já que nesta fase a queima de gordura é bem mais lenta..
– Crie o hábito de colocar a semente de linhaça triturada na alimentação, assim irá preservar o ômega 3 e lignanas utilizada na terapia de reposição hormonal; você pode saber mais sobre a linhaça no artigo Linhaça a semente poderosa
– Devido a facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência;
– Exatamente para controlar o colesterol adere às sementes de amaranto, e para diminuir a absorção do açúcar pelo sangue a farinha do feijão branco
– Para ajudar na osteoporose consuma alimentos ricos em cálcio que são os vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melância, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, e leites de vaca desnatado e seus derivados; além de que o cálcio ajuda bastante na queima de gordura acumuladas na barriga, como pode saber mais na Dieta do leite 2
– Aumente o consumo de água;
– Evite bebida alcoólica, café e refrigerantes;
– Introduza a soja na alimentação. Por exemplo, existem receitas deliciosas de hambúrguer de soja e bolinhos de soja assado;
– Aumente o consumo de antioxidantes na alimentação, como vitamina C (laranja, kiwi, acerola, mexerica, pimentão), betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras), vitamina E (nozes, castanhas, óleos vegetais), zinco (cereais integrais, carnes), selênio (castanha do pará, peixes) e manganês (pistache, amêndoa, castanha);
– Cuidado com o excesso de sal na alimentação, tanto o sal de cozinha quanto dos alimentos industrializados (frios, salsicha, linguiça, nuggets, sopa e macarrão instantâneo, etc).

Ajude seu metabolismo

Não deixe de conferir as dicas de alimentos que regularizam a tireóide, isso ajuda  a melhorar o funcionamento de seu metabolismo essas dicas você pode encontrar no artigo Como acelerar o metabolismo.

Mexa-se

Muito antes de entrar nesta fase já deveria ser adepta a alguma atividade física, mas sempre é tempo de começar, e uma caminhada já seria muito bom, nos artigos do Ginástica em casa, existem ótimas dicas para quem quer começar mas sem gastar muito.

emagrecer de vez

Dieta alimentar mais saudável.

Com todos os tratamentos que possa vir a fazer nesta época o ideal é sempre ter uma dieta bem balanceada, você pode encontrar um bom cardápio na Dieta das idades 40 anos, ou ainda montar seus próprios cardápios com os esquemas à baixo, os grupos você pode encontrar no Reeducação alimentar – Grupos alimentares.

Monte seu menu de 1500 calorias

Cardápio ideal para quem tem uma vida sedentária. O que não é bom.
Café da manhã – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Lanche da manhã – 1 do grupo 3

Almoço – 2 do grupo 2 + 3 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Lanche da tarde – 2 do grupo 4 + 1 do grupo 5

Jantar – 2 do grupo 2 + 1 do grupo 6 + 3 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Ceia -1 do grupo 3

Cardápio saudável de 1800 calorias

Café da manhã – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Lanche da manhã – 1 do grupo 3

Almoço – 2 do grupo 2 + 4 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Lanche da tarde - 2 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Jantar – 2 do grupo 2 + 4 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 6 + 1 do grupo

Ceia – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 3

Dicas comprovadas cientificamente

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Rio grande no Norte, o Pó nutritivo, O suco verde e o Azeite de ervas podem ajudar a amenizar esta fase de turbulência.

Confira a reportagem

Para facilitar conseguimos as receitas.

Pó nutritivo
Mesma medida de Gergelim, Linhaça e Grãos de soja.
Torre todos os ingredientes por 5 minutos e triture. Consuma 2 colheres de chá nas refeições principais.

Suco verde
Use 2 folhas de couve escaldadas como base, e frutas, use adoçantes se for de seu gosto

Azeite de ervas
Ingredientes:
250 ml Azeite extra-virgem
3 dentes de alho picados
1 col colher de chá de orégano
1 col colher de chá de manjericão
1 col colher de chá de de alecrim
Basta misturar todos os ingredientes e esperar pelo menos 24 horas para ser consumido.

Manteiga de soja
Ingredientes:
1 xícara e meia de chá de água morna
1 xícara de chá de extrato de soja sem sabor
1 xícara de chá de azeite extra virgem
1 limão
4 dentes de alho
Sal a gosto
No liquidificador bata a água morna, o alho, o extrato de soja e vá acrescentando o azeite aos pouquinhos. Acrescente o suco do limão e salgue a gosto.

Bookmark the permalink.

22 Comments

  1. Pingback: Fique por dentro Dieta » Blog Archive » Climatério – Como diminuir os sintomas da menopausa e ficar de bem …

  2. Gostaria que voces me indicassem um cardápio que evite que eu sinta azia e que eu perca uns 5k, e tambem para menopausa, comecei a fazer a dieta dos 40 mas tinha tanta coisa que eu não gostava como yougurte desnatado é horrivel, e fui tomar os chás com adoçante é ruim tambem, e linhaça e umas frutas que são muito caras, faça uma simples que leve shake diet eu comprei uma da Racco e tou tomando tambem o cha e o shake da herbalife, eu gostei do queijo de minas e do biscoito integral.Agradeço antecipadamente.

  3. OI! Francisvalda !
    Por que não tenta você mesma montar seus cardápios com o que gosta de comer? Como não disse todos os seus dados, você mesma pode calcular um bom cronograma de emagrecimento com a Calculadora de calorias diárias, use o programa gradual de emagrecimento. Diminuir aos poucos suas calorias diárias de acordo com seu peso atual é sempre o mais saudável e duradouro processo. Depois que descobrir de quanto precisa para ter um bom começo, pode aprender a montar seus próprios cardápios com os esquemas fáceis do Montar cardápios com poucas calorias e os grupos você pode encontrar no Reeducação alimentar – Grupos alimentares. Shakes industrializados nunca são boas escolhas, pois sempre tem um produto químico ou outro. Existem os shakes naturais na Dieta dos shakes Naturais que pode usar como uma variação. Para melhorar sua azia, evite, bebidas alcoólicas (nocivo à mucosa) e refrigerantes, pimenta, mostarda, cravo, canela, noz moscada (nocivo à mucosa), alimentos ácidos, carnes de porco e gordurosa, café, chá preto, chocolate e frituras (qualquer tipo de óleo). Se quiser pode dar uma olhada também nos Cardápios práticos de 300 pontos/1000 calorias, são simples e práticos. Vou tentar encontrar um cardápio com shakes, mas naturais. A opção de usar os industriais fica por canta de cada um.
    Se precisar estaremos por aqui.
    Até

  4. ola suzi um feliz 2010 q vc tenha muitas realizações,q seje um ano de muita paz para vc.
    SUZI eu queria compartilhar cm vc a imensa felicidade q estou sentindo.emagreci 17 kg,cheguei ao 100 kg,quero mais vou chegar aos 65 kg e cm sua ajuda,muito obrigado vc tem me ajudado muito bjs e um abraço


  5. :smile: OI! Kati !!
    Fico muito feliz em saber que está se dando tão bem e ainda mais, que está de bem consigo mesma.
    Pode ter certeza que estaremos sempre por aqui para ajudar.
    Até
    Suzi

  6. Boa tarde amiga. Visito pela primeira véz a sua página.
    Estou começando com os sintomas de climaterio, resolvi pesquizar e achei muito boa as dicas que voc^dispoe aqui.
    COmeço ainda hoje, como vc diz nunca é tarde demais p/ se começar.

    Estarei enviando o meu desempenho e espero poder contar com sua ajuda.

    Um feliz 2010, um abraço carinhoso


  7. :smile: OI! Cleusa !!
    Amiga, pode ter certeza que nunca é tarde para se apaixonar por si mesma e se cuidar sempre.
    Conte sempre com nosso apoio.
    Até
    Suzi

  8. Suzi querida,
    Obrigada em nome da propria caridade por este trabalho de amor ao qual voce se dedica, parabens!
    Tenho 46 anos e desde o nascimento da minha primeira filha so tenho engordado mais e mais, tenho quatro filhos e a mais velha tem 24 anos.
    Ja tentei por tantas vezes “engrenar” um regime mas sempre desisto no meio , hoje peso 105 kilos em apenas 1.62 de altura.
    Minha menstruacao fica seis meses sem vir e eu sei que tambem pelo Climaterio mas talvez se eu nao fosse gorda ela estaria normal.
    Vi no you tube uma historia fantastica de uma moca chamada Simone que emagreceu 46 kilos com Reeducacao Alimentar em tres meses, ela pesava 113, com 31 anos, nao eh incrivel?
    Eu adoraria saber dela como conseguiu mas ela nao possui Blog, sera que voce a conhece? O link ehhttp://www.youtube.com/watch?v=EWH2IQs6lZ8&feature=fvsr
    O que voce sugere que eu faca?
    Me de um parecer pois sei que voce encontra-se bem informada para tal.
    Eu so tenho que te agradecer mais uma vez por mim e todos que encontram aqui com voce a esperanca de voltar a ser feliz!
    Beijao, te aguardo!


  9. :smile: OI! Marcelle !!
    Eu fico mais do que lisonjeada em saber que posso ajudar em algo. Essas dicas podem ajudar mas nada como uma consulta médica para ver como anda seus hormonios. Mas de ante mão digo que as dietas balanceadas são sempre as melhores opções. Uma boa dica usada em grandes spas tem sido a Dieta dissociada. Com ela você pode ter todos os nutrientes, mas separadamente. E pode até trocar o café da manhã pelas dicas que estão no artigo sobre a Ração Humana, ou mesmo seguir o cardápio que está nela se for mais a seu gosto. No composto de cereais tem todos os ingredientes dessas receitas citadas neste artigo, o que ajudaria bastante a controlar a fome e ainda ajudar seu organismo. Se der uma olhada no Como acelerar o metabolismo, verá que pode sim dar uma ajudinha no bom funcionamento de seu metabolismo. Mas isso tudo requer sim paciência, determinação e muita força de vontade. Tentar fazer pelo menos algumas caminhadas ajuda não só a acelerar seus resultados, mas também em todo sistema circulatório de seu corpo, então tente, comece devagar e verá que pode sim conseguir estar de bem consigo mesma. Não sei se as dicas vão solucionar seus problemas, mas pode ajudar bastante.
    Mas não deixe de consultar um médico para saber como está todo seu organismo.
    Espero ter ajudado e pode ter certeza que tentarei ajudar ao máximo.
    grande abraço.

    Até
    Suzi

  10. GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL A RECEITA DO SHAKE PARA DIMINUIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA.


  11. :smile: OI! Roselane !!
    Além das dicas que estão neste artigo, como o suco verde, descrito no texto. Na Dieta dos shakes Naturais tem várias boas receitas para ajudar a regularizar todo o organismo e não só para sintomas da menopausa. Mas pode incluir sempre a Ração Humana no café da manhã, pois ela tem todos os bons ingredientes para essa fase da vida.
    Até
    Suzi

  12. lucely coelho santana

    ola, estou com 49 anos , e menstruei muito tarde, com quaze 17, e ainda menstruo normalmente como uma moça nova, só q estou muito nervosa e me irrito com tudo, minha pressão é baixa, 11 por 9, o normal dela, sempre, e agora estou sentindo uns sintomas estranhos , corpo gelado, e dor nos seios, eu tomo remédio controlado , diazepan desde meus 15 anos, depressão, e muito mais,e estou com medo do que eu sinto , pois eu me deito e o sono não vem , mesmo tomando o remedio,e eu soube que as folhas da amoreira é muito bom ajudar no tratamento da menopausa, então estou aki para ter a certeza, pois eu tenho medo de tomar qualquer coisa antes de consultar uma pessoa entendida, e se puderem me ajudar eu agradeço de coração, espero uma ajuda, grata….lucely. de Caraguatatuba, litoral norte. s. p.


  13. :smile: OI! Lucely !!
    O melhor a fazer é conversar com seu médico, só com exames vai poder ter a ajuda que realmente precisa. Pelo que sei o chá não tem contra indicação, mas quais seriam as reações de seu organismo em especial, isso somente com exames médicos vai pode saber.
    Desculpe não poder te dar a certeza que gostaria, mas pode contar sempre com o apoio de todos. Não deixe de nos dar notícias.

    Até
    Suzi

  14. quero receber orientações de alimentos e sementes que amenizar sintomas da menopausa.abraço


  15. :smile: OI! Matilde !!
    Além das dicas citadas nesse artigo, tem a Ração Humana, que é uma farinha repleta de alimentos que podem ajudar as mulheres.
    estamos preparando uma série de artigos sobre o assunto e em breve serão publicados.
    Se cadastre no Boletim de novidades e receberá todas as novidades do blog.
    Conte conosco sempre, estaremos sempre procurando novidades que possam ajudar.
    Até
    Suzi

  16. Pingback: Menopausa, não é uma doença | Dieta e Beleza

  17. Maria Alexandre Prado

    ola amigas de todas nós que temos esse tempo de tortura ,tenho 54 anos e estou com 82 kg comecei ter as crises de menopausa final do ano passado minha menstruação veio em variações de mes e em março de 2011 tive uma semana de emorragia para mim era preocupante e para os médicos é normal ,fui orientada a tomar um medicamento e td se resolveu e por hora ñ tive mais menstruação tenho muito calor e estou no controle da hipercardia e tomo um comprimido de hidrocloriatiazida pela manhã .te peço a gentileza de um cardápio do qual eu possa emagrecer ,eu penso em voltar pelo menos aos 60 kg ou mais quem sabe se vc poder me ajudar eu agradeço .obs:tenho 1,55 altura bjus e fique com Deus e muitíssimo obrigada.


  18. :smile: OI! Maria Alexandre !!
    Assim como eu disse à Matilde, além das dicas desse artigo, existe a Ração Humana, que pode ser incluída em bons cardápios como os da Dieta dissociada.
    Mas sabe que emagrecer é complicado, e com a idade tudo pode ficar mais difícil, nada que não se possa resolver com muita dedicação, exercícios e persistência.
    Não pode ser uma mudança temporária de hábitos e sim passar a ter um novo estilo de vida.
    Estamos tentando organizar um cardápio mais relacionado com essas dicas e assim que tivermos terminado publicaremos aqui no blog.
    Mas desde já faça suas mudanças, inclua bons alimentos e já comece a mudar seus hábitos e com certeza vai conseguir ao que que.
    Por mais que seja lento, jamais desanime. Saiba que pode sempre contar com o apoio de todos e quando puder nos conte como tem passado.
    Até
    Suzi

  19. por favor me ajude,nada que eu faço melhora as ondas de calor ,as vezes acho que nao vou aguentar muito tempo é horrivel.


  20. :smile: OI! Socorro !!
    Amiga, além dessas dicas, o melhor a fazer seria manter um tratamento com o médico. Conheço pessoas que se dão muito bem, mas também conheço outras que nem tanto.
    Infelizmente somente um médico poeria realmente indicar o que é melhor para seu organismo em especial.
    Desculpe não poder ajudar muito. Mas pode ter certeza que estaremos sempre buscando novidades.
    Grande abraço e conte conosco sempre.
    Até
    Suzi


  21. :smile: OI! Rosangela !!
    Fico muito contente em saber que as dicas podem ajudar em alguma coisa. Pode ter certeza que estaremos sempre buscando novidades e prontos para te dar a maior força, batalhe sempre pelo que quer e nunca desanime. Conte conosco sempre e não deixe de nos dar notícias.
    Grande abraço
    Até
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>