menopausa climatérioIrritabilidade, insônia e ondas de calor, os famosos fogachos, seriam apenas alguns sintomas de quem está no chamado climatério, que seria o período pré-menopausa. Este é um processo natural da vida de qualquer mulher, mas incomodar bastante o dia a dia. Todos os sintomas e as consequências da carência hormonal podem ser tratados, com a orientação médica, ou seja, a substituição dos hormônios, que antes eram produzidos pelos ovários,seriam administrados através da pele (adesivos transdérmicos), por via oral (comprimidos) e, mesmo, por injeções intramusculares.
Estes sintomas normalmente começam a aparecer aos 40, 45 anos, mas existe a possibilidade de surgirem antes.  Então quanto mais cedo começar a ter uma boa alimentação menos problemas terá.

Cuide de sua alimentação

– Faça suas pequenas e variadas refeições ao longo do dia, comer em excesso pode prejudicar em todo organismo e e aumenta o acúmulo de gordura já que nesta fase a queima de gordura é bem mais lenta..
– Crie o hábito de colocar a semente de linhaça triturada na alimentação, assim irá preservar o ômega 3 e lignanas utilizada na terapia de reposição hormonal; você pode saber mais sobre a linhaça no artigo Linhaça a semente poderosa
– Devido a facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência;
– Exatamente para controlar o colesterol adere às sementes de amaranto, e para diminuir a absorção do açúcar pelo sangue a farinha do feijão branco
– Para ajudar na osteoporose consuma alimentos ricos em cálcio que são os vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melância, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, e leites de vaca desnatado e seus derivados; além de que o cálcio ajuda bastante na queima de gordura acumuladas na barriga, como pode saber mais na Dieta do leite 2
– Aumente o consumo de água;
– Evite bebida alcoólica, café e refrigerantes;
– Introduza a soja na alimentação. Por exemplo, existem receitas deliciosas de hambúrguer de soja e bolinhos de soja assado;
– Aumente o consumo de antioxidantes na alimentação, como vitamina C (laranja, kiwi, acerola, mexerica, pimentão), betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras), vitamina E (nozes, castanhas, óleos vegetais), zinco (cereais integrais, carnes), selênio (castanha do pará, peixes) e manganês (pistache, amêndoa, castanha);
– Cuidado com o excesso de sal na alimentação, tanto o sal de cozinha quanto dos alimentos industrializados (frios, salsicha, linguiça, nuggets, sopa e macarrão instantâneo, etc).

Ajude seu metabolismo

Não deixe de conferir as dicas de alimentos que regularizam a tireóide, isso ajuda  a melhorar o funcionamento de seu metabolismo essas dicas você pode encontrar no artigo Como acelerar o metabolismo.

Mexa-se

Muito antes de entrar nesta fase já deveria ser adepta a alguma atividade física, mas sempre é tempo de começar, e uma caminhada já seria muito bom, nos artigos do Ginástica em casa, existem ótimas dicas para quem quer começar mas sem gastar muito.

Dieta alimentar mais saudável.

Com todos os tratamentos que possa vir a fazer nesta época o ideal é sempre ter uma dieta bem balanceada, você pode encontrar um bom cardápio na Dieta das idades 40 anos, ou ainda montar seus próprios cardápios com os esquemas à baixo, os grupos você pode encontrar no Reeducação alimentar – Grupos alimentares.

Monte seu menu de 1500 calorias

Cardápio ideal para quem tem uma vida sedentária. O que não é bom.
Café da manhã – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Lanche da manhã – 1 do grupo 3

Almoço – 2 do grupo 2 + 3 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Lanche da tarde – 2 do grupo 4 + 1 do grupo 5

Jantar – 2 do grupo 2 + 1 do grupo 6 + 3 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Ceia –1 do grupo 3

Cardápio saudável de 1800 calorias

Café da manhã – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Lanche da manhã – 1 do grupo 3

Almoço – 2 do grupo 2 + 4 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 3

Lanche da tarde – 2 do grupo 4 + 1 do grupo 5 + 1 do grupo 3

Jantar – 2 do grupo 2 + 4 do grupo 5 + 2 do grupo 4 + 1 do grupo 6 + 1 do grupo

Ceia – 1 do grupo 7 + 1 do grupo 3

Dicas comprovadas cientificamente

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Rio grande no Norte, o Pó nutritivo, O suco verde e o Azeite de ervas podem ajudar a amenizar esta fase de turbulência.

Confira a reportagem

Para facilitar conseguimos as receitas.

Pó nutritivo
Mesma medida de Gergelim, Linhaça e Grãos de soja.
Torre todos os ingredientes por 5 minutos e triture. Consuma 2 colheres de chá nas refeições principais.

Suco verde
Use 2 folhas de couve escaldadas como base, e frutas, use adoçantes se for de seu gosto

Azeite de ervas
Ingredientes:
250 ml Azeite extra-virgem
3 dentes de alho picados
1 col colher de chá de orégano
1 col colher de chá de manjericão
1 col colher de chá de de alecrim
Basta misturar todos os ingredientes e esperar pelo menos 24 horas para ser consumido.

Manteiga de soja
Ingredientes:
1 xícara e meia de chá de água morna
1 xícara de chá de extrato de soja sem sabor
1 xícara de chá de azeite extra virgem
1 limão
4 dentes de alho
Sal a gosto
No liquidificador bata a água morna, o alho, o extrato de soja e vá acrescentando o azeite aos pouquinhos. Acrescente o suco do limão e salgue a gosto.

Capa-livro-transparente

Receba grátis o ebook 5 Passos Para Emagrecer Agora!

E fique por dentro de todas as novidades do mundo da beleza e da boa forma.

Inscrição bem-sucedida!