Quando o assunto é emagrecimento e nutrição há muita coisa que é divulgada mas que na verdade não há o menor indício científico do que se está falando, ou mesmo se divulga algo que a própria ciência acredita que esteja correto, mas que com o passar dos anos mostra-se como um engano completo.
Um excelente exemplo disto é a crença de que ovos fazem mal para a saúde.

Da mesma forma que ocorreu com o consumo de ovos há uma imensa quantidade de pessoas (incluindo médicos e nutricionistas) que afirmam categoricamente que o consumo de colesterol faz mal para a saúde e ainda que está relacionado aos casos de infarto. Porém o Dr. Lair Ribeiro, um médico de bastante renome indica exatamente o oposto e já possui algumas bases de experimentos científicos para fundamentar sua teoria.

Se esta afirmação estivesse vindo de qualquer pessoa eu certamente a desconsideraria, porém além de ele ser médico, é altamente conceituado e desenvolveu trabalhos relacionados a pesquisas durante muitos anos. Inclusive neste vídeo poderá ver que a afirmação dele está fundamentada em uma pesquisa realizada segundo parâmetros aceitos pela ciência.

Vídeo com Palestra do Dr. Lair Ribeiro, Muito Esclarecedora!

O que é importante que se tenha em mente é que mesmo havendo este outro ponto de vista sobre o colesterol ainda assim não devemos exagerar, afinal como temos pessoas que afirmam ambas as versões ficamos realmente sem saber se faz ou não mal para a saúde o consumo de fontes de colesterol. Na dúvida evite qualquer extremo, mantenha uma dieta equilibrada.

Mas por que a ciência afirma coisas erradas?

Para entender isso é preciso compreender que o que parece ser uma coisa simples como associar o consumo de colesterol com casos de infarto, na verdade não é, existem inúmeros fatores envolvidos nisto e apenas com o passar de muitos anos e intensas pesquisas é que se pode chegar a uma conclusão. Até que se passem muitos anos de pesquisa tudo não passa de especulação, “as regras do jogo” podem mudar a qualquer momento.

Justamente por isto que é tão importante mantermos uma dieta equilibrada de forma que sempre tenha um pouco de cada coisa, esta é a forma mais segura de se alimentar, ainda que esteja comendo algo que possa prejudicar sua saúde os efeitos nocivos serão menores porque a quantidade de comida foi menor.