CAPA-Como diminuir o incômodo do nascimento da primeira dentição das criançasSer mãe é uma das maiores experiências da vida e para muitas delas é a realização de um sonho. Mas isso não quer dizer que seja uma jornada fácil, principalmente se for mãe pela primeira vez.

Essa é uma experiência excessivamente desgastante, repleta de dúvidas desde o momento em que você descobre a sua gravidez.

São várias as situações de dúvidas enfrentadas pela mãe como: ter insegurança sobre a saúde do bebê e saber se ele está bem ou não (algumas mães não conseguem desgrudar do berço de seus bebês).

Muitas mãse ficam angustiadas por não conseguir conter o choro da criança, por não saber se ele está mamando bem ou não e por não saber como diminuir o incômodo do nascimento da primeira dentição das crianças.


Sim, ser mãe é bem complicado! Mas hoje vamos tirar suas dúvidas sobre uma das piores questões, que é saber como diminuir o incômodo do nascimento da primeira dentição das crianças e dessa forma, você poder curtir o lado bom da maternidade.

A primeira dentição das crianças começa a surgir por volta dos 6 meses e continuam nascendo até os 3 anos de idade.

É muito normal, as mães com criança nessa idade dizerem que os filhos estão mais nervosos do que costumavam ser.

Isso realmente é possível e acontece na imensa maioria das crianças, pois o nascimento da primeira dentição das crianças faz com que elas fiquem com as gengivas muito sensíveis o isso acaba as tornando mais irritadas.

MIOLO-Como diminuir o incômodo do nascimento da primeira dentição das crianças

Veja agora algumas dicas simples para aliviar o incômodo do nascimento da primeira dentição das crianças:

DICA #1 – Passar colher gelada na gengiva

Pode ajudar a passar o incômodo da criança, se você esfregar nas gengivas dele uma colher gelada.

O contato com uma superfície gelada faz com que os vasos sanguíneos da gengiva se contraiam e assim diminui a dor causada pelo nascimento da primeira dentição das crianças.

DICA #2 – Esfregar as gengivas com um anel de borracha gelado

Ao esfregar as gengivas com um anel de borracha (pode substituir pela “chupeta”) que foi colocado por alguns minutos na geladeira, você seguirá o mesmo princípio do item 1, ou seja, o  contato com uma superfície gelada faz com que os vasos sanguíneos da gengiva se contraiam e assim diminui a dor causada pelo nascimento da primeira dentição das crianças.


DICA #3 – Usar gel para aliviar o incômodo

Também existem gel para aliviar as dores da causadas pelo nascimento da primeira dentição das crianças, os chamados gel anestésico e que podem ser encontrados em qualquer farmácia.

DICA #4 – Fazer uso de medicamentos

Fazer uso de medicamentos para aliviar as dores do nascimento da primeira dentição das crianças, é outra alternativa. O uso de Paracetamol é o mais comum.

Atenção! Se a criança tiver febre quando os dentes estiverem nascendo, é indicado procurar o seu médico para prevenir o surgimento de outro problema.