Como Fazer Exercícios para Emagrecer?

exercicios-para-emagrecer
Para emagrecer o melhor caminho é realmente fazer uma boa dieta, porém mesmo fazendo dieta não há como negar que a prática de exercícios irá não apenas acelerar a velocidade com que irão emagrecer mas também contribuirá para uma melhora geral em sua saúde e disposição no dia a dia. Existem inúmeros tipos de exercícios, isto por um lado é bom para que tenha maior liberdade em escolher o que mais lhe agrada, mas por outro lado isto pode ser um problema pois nem todas as pessoas realmente sabem quais são os tipos de exercícios para emagrecer.

A princípio é possível afirmar que qualquer tipo de exercício quando feito em uma dieta para emagrecer irá fazer com que emagreça, afinal calorias estarão sendo queimadas durante a prática do exercício. Mas por outro lado deve considerar que alguns exercícios emagrecem muito mais com muito menos esforço, e o “segredo” disto está na forma como o exercício é executado!

De um modo geral é possível afirmar que exercícios aeróbicos (por exemplo correr) queimam mais calorias do que exercícios anaeróbicos (por exemplo levantar pesos), isto não é nenhuma novidade. Mas o que irei mostrar aqui é exatamente qual o ponto determinante para que um tipo de exercício queime mais calorias que o outro, assim tornando possível que execute qualquer exercício queimando mais calorias para emagrecer!

O “Segredo” do Emagrecimento nos Exercícios Aeróbicos!

A princípio pode parecer estranho pensar que exercícios em que está fazendo menos força tenham uma maior eficácia para emagrecer, porém é exatamente isto o que acontece, o grande responsável por isso é seu metabolismo, é ele que fará com que passe a queimar muito mais calorias com exercícios intensos em um curto período de duração.

Assim que seus batimentos cardíacos chegam a determinado ponto é chamado de zona de queima de gorduras, o que indica que deste ponto em diante estará perdendo gordura localizada, e acima de 170 batimentos por minuto já estará acelerando seu metabolismo de tal forma que mesmo após o treino seu corpo ainda passará um bom tempo queimando gordura.

A seguir poderá ver as taxas de batimentos cardíacos para queimar gorduras em homens e mulheres de acordo com sua idade e também qual a frequência cardíaca máxima recomendada. Mas antes de fazer exercícios aeróbicos de alta intensidade é fundamental que passe por avaliação de um médico, este é o único profissional que poderá lhe dizer se pode ou não manter seu coração trabalhando com tanta intensidade.

Tabela de frequência cardíaca para homens

Idade               Queima de Gordura               Freq. Máxima

emagrecer de vez

20                    120 – 150                                200
25                    117 – 146                                195
30                    114 – 142                                190
35                    111 – 138                                185
40                    108 – 135                                180
45                    105 – 131                                175
50                    102 – 127                                170

Tabela de frequência cardíaca para mulheres

Idade               Queima de Gordura               Freq. Máxima

20                    123 – 154                                206
25                    120 – 150                                201
30                    117 – 147                                196
35                    114 – 143                                191
40                    111 – 139                                186
45                    108 – 135                                181
50                    105 – 132                                176

Algo importante a observar nestes números é que não são uma regra geral, mas sim um parâmetro com base em uma média estatística, portanto pode variar um pouco de uma pessoa para outra, principalmente em função de seu metabolismo e também de sua alimentação.

Como Treinar Aumentando a Frequência Cardíaca?

Agora que já sabe qual o principal “segredo” dos exercícios aeróbicos para queimar calorias deve estar querendo saber qual a forma de se exercitar para que acelere a queima de calorias e também de gordura localizada. São basicamente apenas dois fatores a observar em qualquer tipo de exercício que faça:

Frequência: Quanto mais acelerado for o ritmo do exercício maior será sua taxa de batimentos cardíacos, por exemplo: ao caminhar terá uma taxa ligeiramente maior do que estando parada, já se correr esta taxa será maior, se correr ainda mais rápido a tendência é ir aumentando cada vez mais!

Intensidade: Um “truque” interessante para quem pretende queimar gordura localizada é se exercitar até a falha muscular, ou seja quando o músculo perde instantaneamente a capacidade de executar o movimento. Ao atingir esta falha terá acabado com os estoques musculares de glicogênio, com isto seu corpo irá imediatamente recorrer a gordura localizada para erar energia para seu corpo (efeito que dura até mesmo após o treino).

Uma dica extra é o fato de que se exercitar até a falha muscular é algo muito fácil e rápido, por exemplo, após correr como o de costume, antes de parar poderá fazer agachamentos (talvez até com algum pequeno peso), porém sem um limite de repetições, faça até sua perna dar sinal de que não aguentará subir. (geralmente após correr isto acontece relativamente rápido). Descanse um pouco (cerca de 30 segundos), e volte acorrer mais alguns minutos, com isto certamente deixará seu metabolismo acelerado por muitas horas após o treino!

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>