ganhar-massa-muscular

A maior parte das mulheres está em busca de como emagrecer com saúde, para isto buscam as mais diversas receitas de emagrecimento, fazem exercícios, tomam suplementos alimentares, etc. Porém algo que escapa à percepção de muitas destas mulheres é que para ficar com o corpo no peso ideal e bonito é importante construir um pouco de massa muscular, não estou dizendo que terá que ficar com músculos aparentes como fisiculturistas, mas será sim necessário ter massa muscular.

Quando o assunto é ganhar massa muscular para homens já não é muito simples, sendo para mulheres temos algumas barreiras a mais para serem superadas, que são as seguintes:

  • Pouca testosterona
  • Constituição física
  • Metabolismo

Testosterona é um hormônio masculino e altamente anabólico, facilita muito o processo de construção de massa muscular, as mulheres possuem uma constituição física que lhes permite fazer exercícios apenas com menos peso do que os homens e o metabolismo masculino é de um modo geral mais propenso a criar massa muscular. Embora estas sejam barreiras a serem vencidas também são estes fatores que garantem que por mais que se exercite ainda continuará tendo um corpo com características femininas e sem músculos em excesso.

Superando as Barreiras na Construção de Massa Muscular!

Imagine que já fez sua dieta e está com o peso que desejou, mas ainda não está com a forma corporal ideal para sua estatura, este é o momento de alterar seus treinos e também sua alimentação. Agora seus treinos devem ter uma maior quantidade de exercícios resistivos (com pesos), assim possibilitando que seu corpo passe a criar massa muscular.


Sua alimentação também deverá passar por mudanças mais uma vez, da mesma forma que teve que alterar sua dieta para emagrecer, para ganhar massa muscular isto será necessário mais uma vez. Basicamente você precisa estar muito bem alimentada para poder ganhar músculos, porém há 2 fatores que são fundamentais, que são:

Mais calorias: este é um ponto que costuma assustar um pouco as mulheres, mas entenda que deve sim aumentar a quantidade de calorias, mas apenas na exata medida em que for necessário para suprir o gasto calórico de seus treinos. Por exemplo, se possui um gasto calórico de 500 calorias/treino e treina 3 vezes por semana sabemos que necessita um aumento de 1500 calorias por semana, que é um aumento de 214 calorias/dia a mais.

Mais proteínas: são fundamentais para a construção de massa muscular, é preciso que mantenha uma dieta rica em proteínas para que seu corpo tenha “matéria-prima” suficiente e de boa qualidade para a recuperação muscular após os treinos (que é o momento em que constrói massa muscular).

Dicas de Suplementação e Alimentação para Ganhar Massa Muscular!

Uma das dicas mais importantes é que embora os suplementos alimentares possam ajudar muito é fundamental que tenha uma boa alimentação, isto se aplica tanto para quem deseja ganhar massa muscular como também para quem ainda está em busca do emagrecimento. Portanto para ter uma boa alimentação siga ao menos estas 2 dicas a seguir:

Aumente as calorias com alimentos ricos em nutrientes!

Como acabamos de ver para ganhar massa muscular é preciso aumentar as calorias, porém isto não quer dizer que deva comer muitas massas e guloseimas em geral, é possível aumentar as calorias com o aumento do consumo de alimentos que também sejam ricos em outros nutrientes, com isto estaremos beneficiando ainda mais nossa saúde.

Faça 6 refeições ao dia e tenha proteínas em todas!

Assim como para emagrecer para ganhar massa muscular é muito importante que seu corpo esteja sempre bem nutrido e com proteínas disponíveis, portanto tenha sempre uma porção de proteínas em cada uma de suas refeições.


Para o ganho de massa muscular existem muitos tipos de suplementos, porém não há motivos para que opte por suplementos mais fortes como os vasodilatadores por exemplo, basta garantir que terá boas doses de proteínas (o que pode ser conseguido com Whey Protein) e que tenha disposição para treinar (termogênicos são excelentes).

Muitas pessoas pensam que termogênicos (como o Goji Pro) servem apenas para emagrecer, mas isto não é verdade, eles podem sim estar presentes na dieta de quem está construindo músculos, acabarão ajudando a ter mais disposição e também a evitar que se forme gordura localizada.