A falta de caminhar, malhar panturrilha no trabalho, em casa ou na academia, provoca riscos para saúde como os problemas cardiovasculares. Ela é um dos grupos musculares mais importantes do nosso corpo, mas a verdade é que nós só paramos para pensar nela, quando a sentimos dolorida e geralmente depois do exercício físico.

Estou falando da panturrilha, um grupo muscular tão fundamental para nosso corpo a ponto de ser chamado de segundo coração, e é sobre como exercitar esse grupo muscular enquanto você está no trabalho que vamos comentar hoje!

Estamos vivendo em um mundo corporativo, onde as pessoas não acham mais tempo para fazer exercícios físicos e, cada vez mais, correm contra o relógio para cumprir todas as suas tarefas diárias.

As várias mudanças trazidas pelo início do século XXI no estilo de vida e na novo organização social criam empregos que requerem pouca ou quase nenhuma atividade física durante a sua execução, trazendo como consequência disso vários riscos para saúde de quem trabalho sentado o dia todo.


Os músculos que constitui as panturrilhas são chamados de gastrocnêmio e sóleo, que tem como principal função fazer funcionar uma bomba muscular de retorno de sangue venoso, ou seja, é graças a este conjunto de músculos da panturrilha que o nosso sangue ganha maior pressão para retornar ao coração e a cada minuto consegue enviar de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue que fica represado nas pernas e precisam de um impulso para retornar ao coração.

Esse impulso se dá ao caminhar, malhar panturrilha no trabalho, em casa ou na academia e ocorre porque a sola do pé em contato com o chão faz uma elevação desse sangue, como se fosse um esponja, chegando o sangue a panturrilha que se contrai e relaxa e assim, fazendo com que esse sangue vá acendendo até o tórax e com a pressão negativa do tórax consiga fazer o sangue acender de volta ao coração.

É por isso que os médicos orientam as pessoas que apresentam alguma deficiência de circulação do sangue a praticar atividades físicas, principalmente, aqueles exercícios que estimulam a panturrilha.

A falta de caminhar, malhar panturrilha no trabalho, em casa ou na academia, provoca riscos para saúde como os problemas cardiovasculares.

O maior prejudicado com a falta de caminhar, malhar panturrilha no trabalho, em casa ou na academia no organismo é o coração. A inatividade provocada pelo excesso de tempo sentado aumenta o nível de resistência à insulina e de gordura no sangue, o que faz com que o bombeamento do sangue aconteça de maneira ineficiente pelo corpo.

Assim, aumenta-se o risco de infarto, derrame e morte súbita.

A maior parte das pessoas trabalha em escritórios e consultórios, entre seis e oito horas, permanecendo sentada ao longo da jornada diária e como esse hábito aumenta o risco de infarto, derrame e morte súbita, além de diminui em 20% o colesterol bom, que evita a formação de placas de gordura nas artérias, abaixo seguem algumas dicas de como malhar panturrilha no trabalho.

Veja as dicas de como malhar panturrilha no trabalho neste vídeo!