casal de dieta
Nossa amiga nutricionista Márcia A. Teixeira, nos presenteou que esse artigo bastante interessante, afinal de contas, a grande maioria dos casais ganham quilinhos extras depois de trocar alianças. Então nada melhor do que dicas saudáveis para continuarmos sempre esbeltos e felizes para sempre.

Vida de casal na cozinha.

Texto escrito por: Márcia A. Teixeira, nutricionista,
Estudos científicos da Universidade de Reading, na Inglaterra, mostrou que casais que não possuem filhos mantém dieta mais saudável e equilibrada. As famílias com maior renda financeira comem mais carne, mais frutas frescas e mais vegetais do que as demais famílias.
Mas um novo estudo apontou que, além disso, as que não têm filhos comem melhor: cerca de aproximadamente 2kg a mais de frutas e vegetais por pessoa durante duas semanas. Já as famílias que tem crianças reduziam na sua dieta a quantidade de carne, e aumentaram o consumo de laticínios, cereais e batatas.

Para um casal que não tem filhos é fácil manter uma alimentação saudável e balanceada, desmentindo um ditado popular muito antigo, o qual diz que vida de casado engorda. É muito simples começaremos pelas compras, pelo menos uma vez na semana o casal vai ter um pouco de trabalho na cozinha.

Pequenas mudanças, faz toda diferença

No sábado os mesmos vão sacolão e compram legumes, hortaliças, condimentos e frutas. Passam no açougue e já compram tudo para a semana, carne moída, bife, bife de frango, bife de porco, carne para cozinhar… Passam no supermercado e compram o suprimentos que serão usados durante a semana, como arroz, feijão, óleo, sal, café, leite, coalhada, iogurte, margarina, farinha, ovos, torradas, pães, bolachas, entre outros.


Lembrando sempre de comprar alimentos presentes na dieta, e os saldáveis, para assim não passe vontade de comer o que não pode, então não compre alimentos que não poderão comer.
Fazendo estas mudanças, o casal economiza nos gastos financeiros, pois não ficam guardando mantimentos por muito tempo na dispensa de casa, não deixa os alimentos se perderem, para serem descartados depois, levando ao desperdício, e sempre estarão comendo alimentos novos e frescos, o que ideal para uma alimentação saudável.

Depois das compras o ideal é já cozinhar o feijão, e congelar em porções individuais no frezzer.
O arroz também já pode ser deixado pre cozido também em vasilhas dentro da geladeira, pode também lavar tudo e já deixar picado nas vasilhinhas de plástico, pois o que toma tempo na cozinha é a demora em picar, lavar, e fazer a refeição mesmo é tranquilo. Mas isto só e recomendado se o casal não tiver tempo para preparar todos os dias suas refeições.

Se levar em conta que na sua casa é só você e seu marido, isto te da uma vantagem e tanto, porque dará para você fazer ótimos pratos, com pouco tempo e pouco dinheiro. Outro ponto que te favorece é o fato que vocês almoçam fora durante a semana, por isso você vai se preocupar somente com o jantar, e refeições de fim de semana.

Levando em consideração todos os fatos descritos acima, montei um cardápio saudável e bem simples, de jantar para o casal. E nos fim de semana fica livre para você se soltar na cozinha, mostrando sua criatividade e até mesmo quem sabe fazer um programinha a dois chamando seu amado para vocês cozinharem juntos, ou saírem pra comer fora.

Jantar de Segunda – Feira:
Arroz Branco;
Bife de Boi;
Salada de alface / tomate;
Batata frita (no máximo 03 batatas para cada são suficientes).

Jantar de Terça – Feira:
Arroz a grega (cozinha 01 cenoura + 6 vagens);
Bife de frango a milanesa;
feijão em calda;
Salada verde.

Jantar de Quarta – Feira:
Arroz com alho;
Carne moida com batata ou com vagem ou com mandioca ou com inhame ou com cenoura, ou com moranga;
Feijão em calda;
Verdura de folha.

Jantar de Quinta – Feira:
Macarronada.

Jantar de Sexta – Feira:
Arroz Branco;
Filé a Parmegiana;
Puré de Batata.


Sábado:
Sanduíche/ pizza / comida chinesa;

Domingo:
Nesse dia é meio que livre, mas lembrando sempre da moderação, aconselho uma carne assada, ou carne de panela, ou rabada, ou feijoada, ou strogonofe.

Bom esta é uma semana alimentar para um casal, lembrando sempre que pode ser seguida por meses, invertendo os dias da semana, ou até mesmo trocando as receitas mantendo sempre a mesma coerência nutricional. Mas o segredo e manter tudo em pequenas quantidades e porções na geladeira e na sua em si.

Lembrando sempre que é muito importante manter ao menos alguns minutos de atividades e uma boa caminhada diária com seu companheiro, pode até melhor o relacionamento.
No blog tem também a Dieta afrodisíaca, que pode ajudar a variar o cardápio, ou ao menos ajudar na criatividade.

Texto escrito por:
Márcia A. Teixeira, nutricionista, especialista em Unidade de Alimentação e Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo, CRN 10642.