Como Fazer Dieta para Baixar Colesterol?
O Colesterol é um problema de saúde que está presente no dia a dia de muitas pessoas, além do mal-estar também é muito importante estar ciente de que há diversos riscos para sua saúde que são ocasionados pelo colesterol, portanto baixar o colesterol não é apenas uma questão estética como em muitas dietas, mas sim de saúde. Ates de passar algumas boas dicas de como baixar o colesterol vale lembrar de que são medidas que servem apenas para ajudar e que deve antes de qualquer coisa procurar por seu médico.

Ao fazer alterações em sua dieta com o objetivo de baixar o colesterol já estará também se beneficiando de uma dieta pobre em algumas gorduras e com uma quantidade um pouco menor de calorias, isto resulta em maior facilidade para emagrecer. Também vale lembrar que para quem já está fazendo alguma dieta para emagrecer as dicas a seguir são válidas, basta as adotar em seu dia a dia com sua dieta atual.

O mais frequente é associar o colesterol diretamente a alguma coisa má, porém a verdade é que nem sempre o colesterol é realmente prejudicial, existem 2 tipos de colesterol, sendo um realmente maléfico para o organismo e outro exatamente o contrário, traz benefícios, entre eles o de baixar o colesterol que prejudica sua saúde.

Dicas para Baixar o Colesterol e Viver Melhor!

Na maior parte dos casos é possível baixar o colesterol é possível o baixar adotando uma rotina com exercícios físicos e uma dieta adequada (confirme com seu médico se é seu caso), assim evitando ter que recorrer ao uso de remédios. Em outros casos já será realmente preciso fazer uso de remédios, porém nem por isso terá que deixar de fazer exercícios e uma dieta adequada, portanto as dicas a seguir são úteis para ambos os casos.

Mesmo para pessoas que estão com seus níveis de colesterol dentro dos níveis considerados seguros e que não trazem qualquer tipo de risco para a saúde estas dicas podem ser seguidas como uma dieta preventiva sem nenhum problema, ou seja qualquer pessoa pode fazer. Veja a seguir os cuidados mais indicados na alimentação para baixar o colesterol.

Ovos: para muitas pessoas isto deve ser uma novidade, porém saiba que ovos não estão proibidos em sua dieta, apenas deve observar que não deverá comer mais do que 4 gemas por semana (para casos graves 2 gemas por semana). Com relação às claras não há restrição alguma, também deve observar que alimentos que contém gemas também devem ser considerados (como bolos por exemplo).

Carnes e Peixe: banir completamente as carnes não é o ideal, porém dê preferência sempre para os peixes e também para carnes brancas sem gordura. Vale lembrar que a forma de preparar também deve ser com menos gorduras possível.

Fibras: são excelentes para ajudar a baixar o colesterol, aposte em uma dieta sempre rica em fibras.

Chá Verde: também está completamente liberado, pode consumir chá verde normalmente em sua dieta para reduzir os níveis de colesterol.

Ômega-3: o ômega-3 embora seja uma gordura é muito eficaz na redução do colesterol, aposte em alimentos ricos em ômega-3 e terá bons resultados.

O que Deve ser Evitado na Dieta para Baixar o Colesterol?

Existem alguns alimentos que deve evitar ao máximo durante sua dieta para baixar o colesterol, entre eles considere evitar: camarão, polvo, lulas, bacon, presunto, linguiça, salame, mortadela, salsicha, carnes gordas, carne de órgãos e peixe frito.

Também há algumas substituições que podem contribuir de forma bastante positiva, como por exemplo substituir a manteiga por margarina (light), leite e seus derivados sempre devem ser consumidos em sua versão desnatada. Os pães devem ser integrais ou de cereais.

Com relação aos óleos vegetais como de girassol e azeite deve observar que em seu estado natural são benéficos para a saúde, porém quando aquecidos sofrem algumas alterações e passam a ser prejudiciais, portanto cuidado com óleos aquecidos, evite-os.

Frutas, verduras, legumes e nozes (nozes, amêndoas, castanhas, pistácios e avelãs) estão liberados em sua dieta para diminuir o colesterol, vale lembrar que são excelentes fontes de vitaminas!