CAPA-Como parar com a coceira na gengivaA coceira na gengiva por si só já é uma sensação incômoda, pois você não pode coçar ou esfregar a região com a mesma intensidade e facilidade que coçaria as mãos ou as pernas, por exemplo.

Mas além de incômodo, essa coceira pode ser um sinal inofensivo do nascimento dos dentes ou indicar a presença de uma doença periodontal grave como a periodontite, que causa coceira na gengiva e representa uma infecção ou inflamação dessa região.

Nas crianças dos seis meses até os 36 meses de vida e nas de 6 anos até os 12 anos de idade, a causa mais comum de coceira na gengiva se deve ao nascimento dos dentes de leite ou a troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Os dentes de leite começam a nascer por volta dos seis à 12 meses de idade e finaliza entre 18 á 36 meses de vida, fase essa chamada de dentição decídua, só com dentes de leite.


A próxima fase é chamada de dentição mista, onde estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes e acontece por volta dos 6 anos até os 11 anos, finalizando aos dos 12 anos de idade. Nesse caso, não há motivos para preocupação com o motivo da coceira na gengiva e pode ser aliviado umedecendo a região com água gelada.

Já nos adolescentes com mais de 12 anos e nos adultos, a principal causa da coceira na gengiva é a gengivite. Considerada como o estágio inicial de uma doença periodontal, quando não tratada pode evoluir para a fase mais crítica da doença periodontal, estendendo a inflamação para os tecidos de suporte e causando até perda total dos dentes.

A gengivite é normalmente causada pela má higiene da boca, permitindo a proliferação de bactérias e a formação de placas dentárias, que juntas resultam em infecções na gengiva e tem como principal sintoma a coceira na gengiva em excesso. Aqui, a procura pelo dentista já é indicado.

MIOLO-Como parar com a coceira na gengiva

Outras causas para a coceira na gengiva são:

  • A periodontite (fase mais grave de uma doença periodontal);
  • Reação alérgica a algum alimento ou remédio;
  • Apresentar cortes ou feridas na região da gengiva (que podem ser causadas por bruxismo e resultar em uma recessão gengival com bastante coceira);
  • Está sofrendo com algum tipo de mudanças hormonais possa afetar a gengiva, em especial para as mulheres na puberdade, gravidez ou menopausa, podendo levar a sangramento e coceira na gengiva;
  • Procedimentos odontológicos mau feitos, como obturações dentárias, entre outras causas.

Como tratar a coceira na gengiva?

Para as crianças, onde a coceira na gengiva se deve ao nascimento dos dentes de leite ou a troca dos dentes de leite pelos permanentes, não há motivos para se preocupar com a coceira na gengiva e pode-se aliviar a sensação de desconforta ao umedecer a região com água gelada.

Já para os adolescentes com mais de 12 anos e nos adultos, recomenda-se a a procura pelo dentista para  tratar a coceira na gengiva.