cha
Algo já muito conhecido nas dietas é fazer uso dos chás para ajudar a emagrecer, seja de uma forma direta como por exemplo com chá verde que possui diversas substâncias termogênicas ou mesmo outros tipos de chá que podem ajudar a controlar a fome. Algo que acontece com certa frequência é a maior parte das pessoa preparar seus chá da forma inadequada, o que faz com que este perca alguns nutrientes importantes.

As dicas que passarei a seguir não são úteis apenas para quem faz chá como um complemento para sua dieta, mas na verdade para qualquer pessoa que busque aproveitar os efeitos causados pelos nutrientes de cada tipo de chá, como por exemplo as pessoas que utilizam alguns chá de acordo com suas propriedades medicinais.

Uma dica inicial é sobre como comprar seu chá, que para ter um efeito mais efetivo não deve ser este de saquinho vendido nos mercados, este tipo de chá costuma ter outras partes das plantas que não possuem os mesmos efeitos desejados. Se pretende fazer um chá realmente eficiente deve comprar as ervas, flores e frutos em casas especializadas ou mesmo frescas, desta forma terá certeza do que está utilizando para preparar seu chá.

Dependendo da parte da planta que está utilizando podem haver algumas variações na forma de preparar o chá, mas de um modo geral a maior parte dos chá se faz com folhas e partes moles, neste caso basta seguir as dicas a seguir.

Como Aproveitar os Benefícios do Chá

O ponto mais importante para aproveitar ao máximo os componentes do chá é fazer seu preparo da forma correta, muitas pessoas erram no momento de preparar o chá, os dois erros mais frequentes estão relacionados com a fervura (errando para mais ou para menos perderá alguns componentes). Para não errar mais e ter chás saborosos e eficientes faça o preparo da seguinte forma:

  • Não utilize recipientes metálicos no preparo do chá, opte por recipientes de cerâmica ou vidro para que seu chá não perca seus benefícios e também para que não tenha seu sabor alterado. Lembre-se de que muitos chás possuem o sabor suave e que pode ser facilmente alterado de acordo com os materiais com que entram em contato. Também é interessante lembrar de escaldar o recipiente segundos antes do preparo do chá, isto ajudará a manter a água fervente no recipiente.
  • Coloque a água para ferver, apenas quando a água realmente levantar fervura é que deverá acrescentar os ingredientes do chá. Embora não seja o mais recomendável, caso for fazer seu chá com saquinho (de mercado) também é neste momento que deve acrescentar o saquinho.
  • Imediatamente após acrescentar os ingredientes, coma mistura fervente deverá apagar o fogo e imediatamente despejar tudo em um bule com tampa. Deverá deixar em infusão por uns minutos (no máximo 5 minutos), o tempo poderá variar um pouco de acordo com as partes da planta utilizadas para fazer o chá, no geral quanto mais dura for a planta (como cascas por exemplo) maior é o tempo de infusão. Uma dica para saber quando a bebida está pronta é observar quando esta liberar sua cor.
  • Não deverá demorar muito para tomar seu chá pois com o passar do tempo ele tende a ficar com seu sabor alterado e dependendo do chá também poderá perder alguns nutrientes.
  • Também há uma dica interessante com relação a xícara a ser utilizada, para quem aprecia sentir mais o aroma do chá o ideal é optar por xícaras redondas e mais baixas, já para quem gosta de ir saboreando seu chá sem pressa as xícaras mais altas são interessantes por manter a temperatura do chá por mais tempo.

Existem muitas outras boas dicas em artigos como a Dieta dos chás.
Seguindo estas dicas simples e rápidas certamente terá um chá saboroso e com todas suas propriedades preservadas, assim além de ser uma delícia será também muito eficiente!