Que nas festas de final de ano sempre acabamos escapando um pouco da dieta não é novidade para ninguém, porém o que costuma ser a grande dúvida da maioria das pessoas que está fazendo dieta é o que fazer quando isto acontece. O que será melhor, retomar a dieta apenas após as festas? Evitar os deslizes a todo custo? Retomar a dieta logo no dia seguinte? Bem as possibilidades são diversas e aqui verá quais são as melhores alternativas.

O primeiro e importante passo para o sucesso de sua dieta de final de ano é evitar atitudes extremas como por exemplo simplesmente tentar passar pelas festas à base de salada de alface, isso não funciona. Terá que encontrar um equilíbrio entre sua dieta e o prazer das comidas desta época, a boa notícia é que isto não é algo propriamente difícil.

Um dos truques para continuar emagrecendo mesmo durante as festas de final de ano é facilitar para que seu corpo tenha boas condições de “se livrar” dos excessos cometidos durante as festas, para isso há basicamente 2 atitudes simples que poderá tomar (preferencialmente alguns dias antes), que são:

  • Manter o metabolismo acelerado: para isso vale a pena apostar em atividade física regular e termogênicos (pode ser suplemento termogênico ou alimentos termogênicos).
  • Manter o corpo desintoxicado: para isso beba bastante água, sucos detox e aposte em alimentos geralmente utilizados em dieta detox.

Use o Calor como seu Aliado e Emagreça!

Durante as festas de final de ano o calor pode ser utilizado como um grande aliado da dieta, afinal quando estamos com calor é natural darmos preferência para alimentos menos gordurosos, sucos e saladas, que de um modo geral são melhores para a dieta. Para usar isso a seu favor na verdade não terá praticamente trabalho algum, muito pelo contrário basta que possa tomar um pouco de Sol durante o dia!


Quando ficamos expostos ao Sol durante o dia naturalmente a temperatura corporal tende a subir, com isso já passará a ter mais vontade de alimentos pobres em gorduras, a boa notícia é que mesmo horas após a temperatura voltar ao normal o corpo ainda continua “pedindo” por alimentos que ajudem a baixar a temperatura e a hidratar.

Fazendo isso ficará muito mais fácil passar pelas festas sem sair muito da dieta, afinal você simplesmente não sentirá vontade de comer alguns alimentos típicos que não são ideais para sua dieta. Mesmo que acabe comendo será em pequenas quantidades e sem estar “se policiando”, será algo realmente natural, o que torna tudo muito mais agradável.

Mesmo com Estas Dicas Exagerei… E Agora?

Para quem acabou mesmo exagerando durante as festas o pior a fazer é querer parar com a dieta e a retomar apenas após as festas, isso porque acabará cometendo muitos outros deslizes até lá, o que certamente irá resultar em alguns quilinhos a mais. Apenas 1 ou 2 dias de deslizes não farão com que você engorde, o que acontece apenas é que isso atrapalha o emagrecimento.

Ao cometer 1 ou 2 dias de deslizes acabará apenas prolongando sua dieta, isso fará com que passe mais alguns dias fazendo dieta mas sem emagrecer, seu corpo estará eliminado os resultados deste deslize. Já se optar por adiar a dieta por 1 semana ou mais aí sim acabará engordando neste período e terá muito mais dificuldade, afinal terá que começar sua dieta do zero novamente.

Também deve sempre que possível tentar agregar receitas light às festas de fim de ano, com isso terá mais opções de comidas que poderá comer sem culpa e sem ter mais trabalho depois. Associando estas receitas, atividade física e alguns sucos detox certamente passará pelas festas pronta para ir à praia em Janeiro!