A maior parte das pessoas que precisam emagrecer tem uma grande preocupação e cuidados na escolha da dieta e também em a seguir corretamente para de fato emagrecer, o resultado de uma dieta feita corretamente certamente é o sucesso, dentro de algum tempo de dieta já estará em seu peso ideal. É exatamente aqui que se inicia o problema da maior parte das pessoas que faz dieta, simplesmente porque não sabem como sair da dieta e acabam passando por alguns problemas, desde um simples efeito sanfona até problemas de saúde como desordens intestinais.

Para compreender qual a forma correta de sair da dieta antes é preciso que entenda o que acontece em seu organismo durante a dieta, pensar que o emagrecimento é resultado apenas da diminuição das calorias é um erro que geralmente induz a cometer o segundo erro (retomar a alimentação normal de uma só vez). A seguir poderá entender quais são os principais mecanismos metabólicos desencadeados durante a dieta e como “regular” isso novamente após a terminar.

Os processos metabólicos envolvidos durante a dieta podem ter pequenas variações de acordo com a dieta e também de acordo com cada pessoa, mas de um modo geral e maior ou menor grau serão os mesmos processos. Isto na verdade é muito bom porque as mesmas medidas serão eficazes para a grande maioria das pessoas.

O que Mais Acontece no Corpo Além de Emagrecer na Dieta?

Emagrecer na verdade é apenas o resultado final de uma série de processos, mas aqui veremos apenas os que são mais relevantes para o momento de sair da dieta porque são eles que podem simplesmente arruinar seus resultados. Que é o famoso efeito sanfona pelo qual uma grande quantidade de pessoas já passou ou está passando neste momento.

Seu metabolismo ficou lento: este é um problema diretamente proporcional ao quanto sua dieta é radical e também ao período de duração. Quanto mais radical e mais longa a dieta maiores são suas chances de que seu metabolismo em algum momento fique mais lento, o resultado disto é engordar MUITO rápido após a dieta.

Solução: antes de sair completamente da dieta e retomar sua alimentação normal deve aumentar um pouco a quantidade de calorias (algo entre 200 e 300 calorias a mais por dia), com isso seu organismo irá identificar que não há mais escassez de alimentos e seu metabolismo volta ao normal.

Seu organismo está debilitado: longos períodos de dieta podem trazer diversos problemas para seu sistema digestivo e para a saúde de um modo geral, talvez retomar uma alimentação normal de uma só vez possa trazer desordens digestivas de variados graus de gravidade.

Solução: isto na verdade não deve acontecer, se sua dieta foi radical a este ponto saiba que colocou sua saúde em risco, mas para solucionar isto deverá ir reintroduzindo uma alimentação normal aos poucos, vá adicionando os alimentos dos mais facilmente digeridos para os mais difíceis, faça o mesmo com as quantidades. Se os sintomas desagradáveis não passarem em poucos dias procure seu médico.

Reeducação Alimentar é SEMPRE Necessária após a Dieta!

Se teve que fazer uma dieta é fato que sua alimentação “normal” está errada, afinal se estivesse correta não teria engordado, mesmo que após a dieta continue praticando atividades físicas será preciso rever seus hábitos alimentares. Por praticar esportes talvez uma alimentação inadequada não faça você engordar, mas certamente estará silenciosamente prejudicando sua saúde.

Algo que nem todos sabem mas que é importante saber é que reeducação alimentar não é uma dieta, não terá que ficar contando calorias e nem mesmo abrir mão de suas comidas preferidas, mas simplesmente aprenderá a equilibrar sua alimentação de forma que possa comer de tudo sem que isto prejudique sua saúde, consequentemente acabará também se mantendo no peso ideal.

Existem diversos tipos de alimentação que podem ser considerados saudáveis, tudo vai depender de seus hábitos alimentares atuais e também de quais são suas necessidades nutricionais, por exemplo uma pessoa que faz mais exercícios naturalmente necessita mais calorias e proteínas em sua dieta do que uma pessoa sedentária. Para que faça uma reeducação alimentar realmente eficaz o mais indicado é que tenha a ajuda de um nutricionista, esta é a forma correta de saber como se alimentar.